Nossos vídeos

domingo, 9 de janeiro de 2011

TRANSIÇÕES E MOVIMENTOS DE CARREIRA

Editora Évora lança obra que mostra a importância das mudanças no caminho profissional



Quantas vezes pensamos em qual momento profissional estamos? Quantas vezes nos defrontamos com escolhas ou novos caminhos, e buscamos soluções para aplacar nossa ansiedade ou medo da mudança. Agimos com temor quando mudamos de ciclo – o primeiro dia na escola, a entrada no colégio, a insegurança na hora do vestibular, as crises existenciais na hora de escolher uma profissão, o desafio do novo emprego, as promoções, as viagens internacionais a trabalho, as posições de liderança e chefia.

Mariá Giuliese, psicanalista especialista em análise e aconselhamento de executivos em transição de carreira, propõe no livro O Jogo da Transição – Sua carreira em movimento, que será lançado este mês pela Editora Évora, o aprofundamento de conceitos tratados em seu primeiro livro Desenhando o futuro – transições de vida e carreira, somado ao crescente sofrimento psíquico nas empresas e os processos de separação por demissão ou aposentadoria, tratado em seu segundo livro Será mesmo que você nasceu para ser empregado? – O mal estar no mundo corporativo.

O Jogo da Transição – Sua carreira em movimento parte do estudo das fases do desenvolvimento humano para elucidar o desenvolvimento profissional. Por meio de um caso relatado do início ao fim do livro, aponta as principais características dos estados de carreira e oferece meios ao leitor para identificar em que momento profissional ele se encontra.

“Com o passar dos anos, minha experiência no acompanhamento de profissionais em transição de vida e carreira mostrou-me que a trajetória profissional evolui por meio de um processo similar ao do desenvolvimento físico e mental do ser humano. Ou seja, a partir da tendência ao amadurecimento e à integração. Olhar para a carreira de uma pessoa por esse viés nos permite compreender mais profun­damente como foi o processo evolutivo e, ao mesmo tempo, adotar uma postura preventiva com relação aos rumos desejados para o futu­ro. O estudo da carreira por esse prisma se constitui em um corpo de conhecimento que denominei análise de carreira” destaca Mariá.

Com a proposta de ajudar o leitor a desenvolver outro olhar sobre sua trajetória e auxiliar no processo decisório sobre os caminhos a seguir, a autora oferece reflexões sobre a construção da carreira, a realidade corporativa, as diferenças entre o desejo e as aptidões individuais e as exigências do mercado, as possibilidades de integrar o útil ao agradável e a facilidade com que as pessoas se deixam seduzir pela realidade organizacional e suas promessas de sucesso. A leitura abre caminho para reflexões capazes de fazer cada um descobrir em si mesmo a chave da realização profissional.

O Jogo da Transição – Sua carreira em movimento, de Mariá Giuliese, lançamento da Editora Évora, estará disponível a partir de primeiro de dezembro em todas as livrarias do Brasil pelo preço de R$ 39,90. O livro traz também uma grande inovação - conteúdo extra no site da Editora Évora, com vídeos e um jogo online que permite ao leitor, mediante cadastro prévio, simular o desenvolvimento de sua carreira e descobrir o provável estado atual de sua carreira, oferecendo-lhe interação com o texto e permitindo-lhe a compreensão e aplicação mais ampla dos conceitos, embora de modo objetivo e inicial, o que não dispensa em hipótese alguma a consulta com um especialista.

Sobre o livro - “O Jogo da Transição – sua carreira em movimento”

Título: O Jogo da Transição.

Subtítulo: Sua Carreira em Movimento.

Autor: Giuliese, Mariá.

Origem: Brasil.

Assunto: carreira.

Preço: R$ 39,90.

Páginas: 184.

Formato: 16x23 cm.

ISBN: 978-85-63993-04-5

Edição: 1ª.

Tiragem: 4.000.

Acabamento: brochura.

Mariá Giuliese é graduada em psicologia e pós-graduada em psicanálise e psicologia organizacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). É especialista em análise e aconselhamento de carreira e mestre em psicologia clínica. Atua como consultora

na área de gerenciamento de transição de carreira (Career Transition Management), certificada pela Career Partners International (CPI); e como coach em Life Options, certificada pela Retirement Options. Desde 1978, trabalha em seu consultório

particular e como professora e consultora em cursos e projetos de pós-graduação, e dedica seus estudos e atividades profissionais ao acompanhamento de processos de transição pessoal e profissional. Há dezesseis anos exerce a função de diretora-executiva da Lens & Minarelli. Dirige a MGiuliese e é responsável pela criação e pelo desenvolvimento do conceito de clínica de carreira®. É autora dos livros Desenhando

o futuro – transições de vida e carreira, publicado pela editora Qualitymark, em 2005; e Será mesmoque você nasceu para ser empregado? O mal-estar no mundo corporativo, publicado pela editora Gente, em 2009.

Um comentário:

Deixe a sua opinião!