Nossos vídeos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ipea lança livro sobre Gestão do Conhecimento nesta quarta-feira


A publicação contém ainda um manual de implementação da GC na administração pública brasileira
Nesta quarta-feira, 11, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança o livro Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira, às 9h30,  no auditório do subsolo na sede do Instituto, em Brasília ( SBS, Q. 1, Bl J, Ed. BNDES). A publicação é de autoria de Fábio Ferreira Batista, técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Ipea. A abertura do evento será feita pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann, pelo diretor da Dides, Geová Parente Farias, e também pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Toubes Prata. É necessária a confirmação de presença pelo e-mail: eventos@ipea.gov.br. O lançamento será transmitido ao vivo por meio do portal: www.ipea.gov.br.
O autor pesquisa o tema da gestão do conhecimento desde 2003, e participou de publicações sobre o assunto no Instituto nos anos de 2004 a 2007. "O livro apresenta uma proposta para a gestão do conhecimento nas administrações públicas, e tem a finalidade de ajudar os órgãos públicos a implementar essa gestão", explica Fábio Batista.

Ele conta que o estudo foi elaborado durante o pós-doutorado em Gestão do Conhecimento, em 2011, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além da proposta, a obra conta com um manual para a implementação da GC nas administrações governamentais, que é adaptado de forma a servir aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e às administrações diretas e indiretas dos níveis estatuais e municipais. "O livro é específico para a gestão pública, tem foco em resultados e no benefício dessa gestão para os cidadãos", definiu Batista.

Também participam do evento o professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC), Neri dos Santos, e a presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Sônia Wada. A mediação da mesa ficará a cargo de Fernando Ferreira, gerente Executivo do Gabinete da Presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.


Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde