Nossos vídeos

domingo, 9 de janeiro de 2011

Elisa Stecca lança o livro Hoje é o Dia Mais Feliz de Sua Vida

Em manual de artes práticas e saudáveis, designer dá dicas para se ter um dia a dia mais feliz

Ética e estética andam de mãos dadas. Pensando nisso, a designer Elisa Stecca faz sua estreia na literatura com o livro Hoje é o Dia Mais Feliz da Sua Vida (Matrix Editora). Em formato de bolso e feito com encadernação artesanal, Elisa faz jus ao seu histórico de designer de joias criativa e bem-sucedida. Paulistana, 47 anos, mãe de duas filhas, empresária, designer com reconhecimento nacional e internacional, blogueira, lançadora de tendências de moda e de comportamento, Elisa fala sobre felicidade com propriedade e leveza.
A obra tem foto de Jacques Faing e projeto gráfico de Ricardo van Steen. A encadernação artesanal em couro tom cor-de-rosa, com estampa em prata, transforma o livro em objeto de desejo afetivo e chama a atenção pela estética. O design remete aos livros de oração e missais. Mas é no conteúdo do livro que Elisa espera surpreender. Com prefácio do astrólogo Oscar Quiroga, Elisa apresenta 31 dicas, uma para cada dia do mês, para se ter um cotidiano mais feliz. As dicas podem ser lidas aleatoriamente, de trás para frente ou na sequência, como preferir o leitor. Em disposição lúdica, croquis, pinturas, esculturas, fotografias, serigrafias em relevo e estampas de seus principais trabalhos pontuam o livro.
O leitor encontrará dicas simples e despretensiosas (por exemplo: “Uma longa jornada começa sempre com o primeiro passo”), bem-humoradas (“Gentileza atrai gentileza e gentileza cura gente lesa!”), cruéis (“é muito chato ser o dono da verdade e querer sempre ter a razão” ou “se você não sabe o que fazer, não faça nada”), sábias (“O controle é uma ilusão. Atrelar nossa felicidade a mudanças externas é assinar um pacto de frustração”) e filosóficas (“O amor não é uma coisa abstrata, é uma prática”).
Com base em vivências e pesquisas filosóficas e históricas, Elisa remexe em mitos e autores inspiradores, como Joseph Campbell, Guillaume Apollinaire e madre Teresa de Calcutá, relembra filmes como a Dúvida, com Philip Seymour Hoffman, e usa exemplos do cotidiano para tocar o coração e a mente do leitor. Dentre as dicas para se levar pela vida afora, estão “diga não para um programa chato. Durma até mais tarde, mude o cabelo, vá ao cinema. Compre um mimo, ligue para alguém com quem há tempos você quer falar. Encha a casa de flores. Tome uma sauna. Vá ver uma exposição, conhecer um parque, andar de bicicleta. Cozinhe!”.

Reunindo máximas, psicologia, filosofia e até duas receitas que inspiram felicidade (bolo de cenoura com calda de chocolate e panquecas), o livro pode ser classificado como autoajuda. Aliás, a autora não vê nada de pejorativo no termo e tem mesmo o desejo de que a obra se transforme em um “passaporte pessoal” rumo à felicidade. “Neste livro, tenho a oportunidade de partilhar conclusões e pensamentos que acumulei desde sempre e também mostrar uma faceta do meu trabalho que é mais ‘pros íntimos’ como desenhos, esculturas e fotografias. É um manual de ‘artes práticas’ para quem está empenhado em ter uma vida mais feliz. Um verdadeiro programa de malhação espiritual”, explica Elisa Stecca.


Sobre a Matrix Editora:


Matrix Editora tem em seu catálogo autores consagrados como Millôr Fernandes e Steve Martin e Best-sellers como “Mothern – Manual da Mãe Moderna” e “Manual do Xavequeiro”.

Sobre Elisa Stecca:

A paulistana Elisa Stecca cursou Direito na USP e se formou em Artes Plásticas na FAAP. Estudou joalheria com Nelson Alvim, estilo com Marie Rucki, do Studio Berçot, em Paris, e técnicas variadas em vidro na Pilchuck Glass School em Seattle. Participou de várias mostras em museus e galerias nacionais (Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural Vergueiro, Sala Funarte, no Rio de Janeiro) e internacionais (Museum of Contemporary Art, Los Angeles, The Weissman Museum of Minessota, The Walker Art Center, em Mineápolis). Trabalhou como produtora de moda da Folha de S.Paulo, revista Claudia e foi editora de moda e beleza da Vogue. Em 1993, abre a Elisa Stecca Design, elaborando projetos e peças de joias e objetos de design. Apresentou suas coleções em desfiles da Semana de Moda, Casa de Criadores, Phytoervas Fashion e no Crossing Fashion em Graz, Áustria.

Hoje é o Dia Mais Feliz de Sua Vida

Prefácio de Oscar Quiroga

Matrix Editora

104 páginas

R$ 39,90

www.editoramatrix.com.br (venda on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!