Nossos vídeos

domingo, 25 de outubro de 2009

Edições Loyola lança A formação da teoria freudiana das psicoses


A análise do pensamento freudiano em livro

Nos últimos quinze anos, o interesse pela psicanálise no Brasil não parou de crescer, dentro e fora das universidades, de tal modo que o campo de estudos da filosofia da psicanálise ganhou um estatuto de maioridade. Com o objetivo de recuperar o movimento da teoria das psicoses ao longo do percurso da obra de Freud, Edições Loyola lança A formação da teoria freudiana das psicoses.
"Ver sob uma concepção nova o já familiar." É assim que Freud, como é sobejamente conhecido de seus leitores assíduos e atentos, inicia seu artigo de 1924, "Neurose e Psicose". A partir desse estudo, o autor, Richard Simanke, coloca em jogo uma questão fundamental, de ordem política, na medida em que redimensiona o papel da psicanálise em relação às instituições psiquiátricas e recoloca, agora de maneira decisiva, o seu lugar, teórico e clínico, no que diz respeito à questão da psicose.
O caminho "escolhido" na psicose, que Freud nos diz textualmente, é: "a criação de uma realidade nova, que já não oferece o mesmo motivo de escândalo que a abandonada". De acordo com Simanke, ao final, o melhor presente que o esforço de reflexão filosófica pode oferecer ao mundo é a certeza de que a teoria freudiana das psicoses, por mais incompleta e inacabada que seja, continua indispensável em nossos dias.
A formação da teoria freudiana das psicoses convida o leitor a ficar diante do emaranhado que Freud nos deixou, exigindo do intérprete um trabalho minucioso, paciente. O procedimento utilizado na obra é muito útil no campo de pesquisas que hoje se denomina filosofia da psicanálise e, também, para os psicanalistas e os profissionais em geral que trabalham no campo da saúde mental. Simanke proporciona uma fonte inesgotável de questões e um prazer renovado a cada leitura.
Os livros de Edições Loyola podem ser adquiridos pelo site: www.loyola.com.br.

Título: A formação da teoria freudiana das psicoses
Autor: Richard Theisen Simanke
Coleção: Psicologia Aplicada
Número de páginas: 264
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-15-00279-5

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

DOM QUIXOTE, CRIME E CASTIGO e METAMORFOSE - Trailers

“Dom Quixote”, “Crime e Castigo” e “A Metamorfose” ganham trailers gratuitos nas versões inglês e português na internet

• Site LivroClip estreia também coleção de vídeos baseados em obras infantis educativas nos dois idiomas

• O objetivo da iniciativa é ajudar no ensino e na expansão da ferramenta de incentivo a leitura em outros países


Grandes clássicos da literatura e obras infantis educativas acabam de ganhar versões digitais em inglês e português, com acesso gratuito na internet. A iniciativa é do LivroClip, uma nova mídia para o livro, que transforma obras em animações multimídia. Os primeiros LivroClips com tradução para o inglês são os clássicos: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoievski, e “A Metamorfose”, de Franz Kafka.

O site estreia também uma coleção de trailers de livros infantis educativos, nos dois idiomas, baseados nas obras: “Pigmeus”, de Rogério Andrade Barbosa, “Um Teto de Céu”, de Ninfa Parreiras, “Vamos Abraçar o Mundinho”, de Ingrid B. Bellinghausen, e “O Guarda-chuva do Vovô”, de Carolina Moreyra. “Com as versões em inglês, idioma falado por mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo, o LivroClip expande sua usabilidade como ação de incentivo a leitura e se torna também uma ferramenta diferenciada para o ensino do idioma no Brasil”, afirma Luiz Chinan, diretor do LivroClip.

A novidade é mais uma iniciativa paradidática gratuita oferecida pelo portal www.livroclip.com.br, que possui um acervo com mais de 200 animações e já é utilizado por centenas de professores e bibliotecários de todo o País, no auxílio ao ensino. Todo LivroClip vem acompanhado de um hot site com mais informações sobre o livro, o autor e o “Espaço do Professor”, com dicas de como usar a obra em sala de aula. De acordo com Chinan, os novos LivroClips em inglês iniciam a expansão do portal, que já possui tantos seguidores por aqui. “A nossa ideia é atrair a participação de professores, alunos e internautas de outros países interessados em literatura infantil e adulta”, ressalta.

Para conferir as animações, acesse os links abaixo:

A Metamorfose: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=201

Crime e Castigo: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=204

Dom Quixote: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=203

Pigmeus: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=202

Vamos Abraçar o Mundinho: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=195

Um Teto de Céu: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=205

O Guarda-chuva do Vovô: http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=196


Sobre o LivroClip
O LivroClip é uma mídia gratuita e interativa para incentivo à leitura e apoio ao professor na internet e na sala de aula. Premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o LivroClip foi selecionado pelo Ministério da Educação para integrar o Banco Internacional de Objetos Educacionais, que está em desenvolvimento em cinco universidades brasileiras.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt