Nossos vídeos

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Indicadores de Desempenho de Processos de Planejamento (Qualitymark Editora)

Em uma organização, a elaboração e a execução de planos são partes do planejamento empresarial. Do sucesso dessas ações, provêm os níveis de produção, vendas, receitas e demais resultados operacionais e financeiros das empresas. Por isso, indicadores e métricas de desempenho são necessários em todas as etapas do projeto, para medir os objetivos alcançados, métodos utilizados e fazer correções necessárias.

Com o passar do tempo, os planos se tornaram mais sofisticados e mensurar os resultados do planejamento passou a ser uma tarefa muito mais complexa, uma vez que as próprias atividades das empresas evoluíram. Em Indicadores de Desempenho de Processos de Planejamento, Iony Patriota propõe uma metodologia de avaliação e um conjunto de indicadores destinados a mensurar o desempenho de processos de planejamento de forma simples, mas eficaz.

São cinco estudos de caso (oriundos de uma importante empresa do setor elétrico brasileiro) que ilustram a aplicação da metodologia de avaliação do autor. O conceito é formado por um conjunto de indicadores destinados a mensurar o desempenho de processos de planejamento com o objetivo de quantificar a eficiência, eficácia, efetividade, produtividade e qualidade das ações. Das definições genéricas destes termos, derivadas da Teoria de Sistemas, Iony Patriota nos apresenta um trabalho definido por métodos e fórmulas que possibilitam uma análise precisa e útil em sistemas de projetos de qualquer área corporativa. Seu grande mérito é promover ações contínuas na busca do bem-estar e do desenvolvimento do ser humano dentro nas organizações.

Público-Alvo: Uma obra cujo grande mérito é promover ações contínuas na busca do bem-estar e do desenvolvimento do ser humano dentro nas organizações.

Autor: Iony Patriota de Siqueira é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (FPE), onde defendeu tese sobre a Manutenção Centrada na Confiabilidade. Com mais de 30 anos de experiência em manutenção, é consultor, pesquisador e professor da UNIBRAT EC e UPFE/GPSID (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Decisão do CNPq), onde ministra as cadeiras de Integração de Dados e Processos, Modelagem de Negócios e Engenharia de Requisitos, entre outras. No ano de 2003, recebeu o prêmio máximo (hors concurs) do Seminário Internacional de Mantenimiento Y Servicios Asociados En Sistemas Eléctricos (SIMSE), e o primeiro lugar (menção honrosa) do Grupo de Operações do Seminário Nacional de Geração e Transmissão de Energia, promovido pelo International Council On Electric Power Systems – CIGRÉ.


Dados Técnicos:

Preço: R$ 50,00

ISBN: 978- 85-7303-854-5

Número de Páginas: 192

Formato: 16 X 23 cm