Nossos vídeos

quarta-feira, 19 de maio de 2010

"ENCONTRO COM 40 GRANDES AUTORES"

Livro “Encontros com 40 grandes autores” traça perfil de escritores contemporâneos
UMBERTO ECO, JOSÉ SARAMAGO E PAUL AUSTER SÃO ALGUS DOS ENTREVISTADOS PELO JORNALISTA BEN NAPARSTEK

A editora LeYa lança em maio “Encontros com 40 grandes autores”, do jornalista e escritor australiano Ben Naparstek. A obra oferece um perfil de renomados escritores internacionais a partir de entrevistas realizadas pelo autor. Durantes as conversas, foram revelados também detalhes do processo criativo e interessantes passagens da vida de cada um deles.
A lista de entrevistados chama atenção pela diversidade. Nela encontram-se nomes conhecidos do grande público, como Umberto Eco, Noam Chomsky, Toni Morrison e Carlos Fuentes. Há também os de menor visibilidade, mas de talento comprovado, como a austríaca Elfriede Jelinek, vencedora do Prêmio Nobel de literatura em 2004.
As áreas de interesse dos autores também são variadas. O leitor é apresentado ao pensamento do filósofo francês Bernard-Henri Lévy assim como às ideias conservadoras de Robert Kagan, consultor político, especialista em história americana e relações externas. Em outra entrevista, o protagonista é o britânico Adam Philips, que escreve sobre psicanálise.
Ben Naparstek afirma que procurou manter um olhar cético sobre seus entrevistados, para evitar “ser seduzido pela inteligência ou charme” de figuras tão proeminentes. Conhecido na imprensa internacional, Naparstek reúne nesta obra 40 das mais de cem entrevistas por ele realizadas em jornais e revistas desde 2001. Encontros ao vivo, por telefone e mesmo por e-mail que renderam entrevistas reveladoras, com diferentes enfoques.
Enquanto José Saramago, por exemplo, discorre sobre o estilo de sua escrita e o realismo fantástico ao qual tanto é associado, por outro lado, o perfil do escritor americano Tobias Wolff revela um pitoresco episódio de sua vida, em que uma brincadeira que quase lhe custou o emprego - de redator de obituário - transformou-se na base de um conto de sucesso, tempos depois.
Dividido em duas partes, Ficção e Não Ficção, o livro coloca autores no lugar de personagens e vasculha suas trajetórias e particularidades. Oferece ao leitor a chance de saber detalhes sobre a vida e a atuação de autores consagrados e também de conhecer escritores novos ou pouco conhecidos por aqui. Em suas 247 páginas a obra proporciona verdadeiros encontros literários dos autores com leitores – fiéis ou futuros.

Ficha Técnica
Título: Encontros com 40 grandes autores
Autor: Ben Naparstek
Formato: 16x23 cm
Brochura
Nº de páginas: 247
Preço: R$ 39,90
Sobre o autor
Ben Naparstek, nascido em Melbourne, Austrália, em 1986, formou-se em Artes e Direito na Universidade de Melbourne antes de receber uma bolsa para mestrado na Johns Hopkins University, em Baltimore, Estados Unidos. Voltou para Melbourne para se tornar editor da revista The Monthly, em maio de 2009, após oito anos de contribuição para mais de 40 jornais e revistas, escrevendo sobre livros e ideias. Juntamente com Justin Clemens, é coeditor da The Jacqueline Rose Reader, a ser publicada pela Duke University Press. Encontros com 40 grandes autores é seu primeiro livro.


A LeYa
A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência - Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.


A Belém Com é fundadora da Rede Brasileira de Gestão
de Imagem, formada por empresas de comunicação
especializadas e que atendem a poucos e selecionados clientes.