Nossos vídeos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Histórias de arrepiar de Redenção da Serra

Editora DCL lança o livro Contos de Assombração, com histórias de terror do interior paulista.


Todo mundo conhece uma história de alma penada. Seja morador do campo ou da cidade, em algum momento, junto com os amigos, surge uma história de terror de arrepiar. Na cidade de Redenção da Serra, interior paulista, três contadores de causos se destacavam por suas histórias assombrosas: Tavinho Pereira, Bento Rosa e Pedro Friciano. Agora, dezessete delas estão registradas na obra Contos de Assombração, lançada pela editora DCL, de autoria de Maurício Pereira.
O autor cresceu ouvindo histórias de arrepiar, já que seu pai, Tavinho Pereira, era um dos maiores contadores da região de Redenção da Serra, cidade próxima a Taubaté (SP). “É muito comum ouvir causos por aqui, pois é uma cidade onde moraram muitos escravos e havia muitas lendas de coisas de outro mundo”, explica. Como sempre gostou desses contos, decidiu reuni-los em um livro com a intenção de ser uma fonte para uma geração que cresceu ouvindo essas histórias e para as futuras, que terão oportunidade de conhecer as lendas do interior paulista.
No livro Contos de Assombração, personagens como saci, lobisomem, sete velhas da estrada, corpo-seco, o homem da mala, entre outros, são os protagonistas de histórias que deixarão os leitores de cabelo em pé de tão assustadores. Entre as histórias presentes estão O saci no bairro do Paraitinga; As sete velhas da estrada; Gritos na noite pelas estradas; Os frangos perdidos na grota; O homem da mala e O encontro de Bento Rosa com o lobisomem. “Todas essas histórias meu pai narrava e, para ele e seus amigos, era comum contar esse tipo de causos, coisa que para eles era tido como verídico. Eles, inclusive, diziam que já haviam cruzado com o lobisomem”, disse o autor.

Foram dois anos de muito trabalho para elaborar a obra. O autor precisou convencer os três contadores de histórias a recordá-las para, posteriormente, registrá-las. Como cita na apresentação do livro, “Tavinho tinha terror mesmo era de tecnologia: nem com o forno de micro-ondas o contador se entendia. Com jeitinho, seu filho Maurício gravou suas histórias em mp3”. Por falar em nisso, o livro Contos de Assombração é uma forma de homenagear a memória desse narrador de histórias fantásticas. “Quis registrar isso para meus filhos e netos. No fundo, eu sabia que meu velho pai não poderia contar para eles pessoalmente”, justifica.
Para dar um clima de suspense, Maurício caprichou nas ilustrações que ajudam a contar os causos apresentados. O que se vê são sombras e imagens que exploram o autocontraste, permitindo ao leitor “completar” a cena. Ao final do livro há um mapa mostrando onde todas as histórias se passaram e um pequeno perfil de Tavinho Pereira, Bento Rosa e Pedro Friciano. Contos de Assombração é um resgate do folclore brasileiro, contado de forma leve, agradável e que permite ao leitor viajar no mundo do terror. Mas cuidado ao sair de casa depois de ler um conto desses!

FICHA TÉCNICA:

Título: Contos de Assombração
Autor: Maurício Pereira
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Acabamento: Brochura
Nº. de Páginas: 48
ISBN: 978-85-368-0645-7
Preço: R$ 26,00

Um comentário:

Deixe a sua opinião!