Nossos vídeos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma reflexão consistente sobre religiões

O cristianismo e o islamismo completam a coleção “Em que acreditam?”

Duas das principais doutrinas religiosas são detalhadas por especialistas. “Em que acreditam os cristãos?” e “Em que acreditam os muçulmanos?” apresentam um rico panorama dos ensinamentos e práticas destas duas religiões, que, atualmente, parecem estar em conflito. Os autores mostram que ambas tem muito em comum, como a tolerância entre suas principais características. Estes lançamentos da Editora Civilização Brasileira (www.record.com.br) chegam às livrarias nesta semana.

Em que acreditam os cristãos?

Malcom Guite
Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)
198 páginas
Formato: 12 x 18 cm
Preço: R$ 24,90

Em que acreditam os muçulmanos?
Ziauddin Sardar
Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)
224 páginas
Formato: 12 x 18 cm
Preço: R$ 24,90

As crenças de cristãos e mulçumanos são explicadas nos dois novos livros da coleção Em que acreditam? Duas das mais importantes religiões do mundo ganham o olhar de renomados especialista internacionais, que mostram a diversidade de práticas entre os fiéis.

O cristianismo hoje conta com cerca de 2 bilhões de adeptos das mais diferentes línguas e culturas. Esta configuração faz com que apesar de uma base comum de fé, a interpretação sobre os mandamentos e ensinamentos desta doutrina ganhem diversas nuances. O amor é o fio condutor da análise empreendida por Malcom Guite no livro “Em que acreditam os cristãos?”. O conceito é uma motivação central presente nas diferentes doutrinas cristãs. Além deste, outros três elementos podem ser percebidos. O primeiro é um certo senso de pertencimento ou pertença; o outro é crer e o terceiro elemento é a ênfase no comportamento.

Com informações muito interessantes a respeito da cultura islâmica - como a descrença no pecado original e de que existem tantos fiéis na China quanto no Egito – “Em que acreditam os muçulmanos?” apresenta um rico panorama da doutrina islâmica. Ziauddin Sardar descreve as bases sobre as quais foi criada e desenvolvida essa religião, suas crenças e práticas, assim como os acontecimentos mais importantes da história do profeta Muhammad e do povo muçulmano. O autor mostra que apesar de o islamismo ser associado, atualmente, a práticas de fanatismo, ódio e violência, em seu cerne estão a unidade, a humildade, o perdão e o amor a Deus.

Aquilo em que acreditamos define quem somos aos nossos olhos e aos olhos dos outros. “Em Que Acreditam?” é uma nova série que introduz sistemas diferentes de crença do mundo inteiro em livros condensados, leves e acessíveis que não tentam convencer ou converter – pelo contrário, eles enfocam as maneiras como as crenças afetam as vidas diárias daqueles que acreditam nelas. A coleção ainda conta com livros sobre os astrólogos, os budistas, os judeus.

Malcom Guite é capelão do Girton College, em Cambridge, e professor da Federação das Faculdades Teológicas de Cambridge. Nascido no Paquistão e criado na Grã-Betanha, Ziauddin Sardar é escritor, radialista e comentarista. Além de ser editor da revista Futures e co-editor da revista Third Text, Ziauddin já escreveu mais de quarenta livros sobre islamismo e ciências políticas, entre os quais estão os renomados The future of Muslim Civilization: The Shape of ideas to come; Why do people hate America?; e Desperately Seeking Paradise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!