Nossos vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Profundo conhecedor da fitoterapia brasileira, autor indica as nossas ervas e alimentos para uma alimentação ayurvédica

ISBN: 978-85-315-1615-3
Título: AYURVEDA
Autor: Dr. Danilo Maciel Carneiro
Assunto: saúde
Capa: brochura
Páginas: 336 págs.
Preço: R$ 39,00

Uma das maiores autoridades em Ayurveda no Brasil, o autor Danilo Maciel Carneiro apresenta neste livro, de maneira simples e prática, como se beneficiar da “Ciência da Vida”, a tradução literal do sânscrito (ayus: vida e veda:conhecimento), um completo sistema de prevenção e promoção de saúde.

Segundo este milenar conceito, a saúde não é apenas a ausência da doença, mas um estado de bem estar maior, que proporciona não apenas mais anos à nossa vida, mas principalmente, mais vida aos nossos anos através da alimentação adequada, prática do ioga, meditação e adoção de atitudes positivas e pacifistas.

O Ayurveda trata da saúde respeitando as características psicofísicas de cada pessoa (os doshas) que podem ser determinadas seguindo as orientações de Danilo Carneiro do autor, através de questionários e tabelas. Por ser profundo conhecedor da fitoterapia brasileira, o autor ensina a utilizar as nossas ervas e alimentos dentro do método ayurvédico e presenteia o leitor, no final, com uma valiosa tabela prática com as patologias, plantas indicadas e ações sobre os doshas, em complemento às explicações minuciosas sobre as preparações herbais à luz da Ayurveda e a um capítulo sobre as regras para uma alimentação saudável.

Como a ioga e meditação fazem parte do sistema ayurvédico, o livro traz sequência de fotos com posições da ioga para cada dosha, exercícios que podem ser praticados com facilidade e por qualquer pessoa, sem necessidade de grandes espaços nem de aparelhos.

O autor, DANILO MACIEL CARNEIRO, é médico homeopata e sanitarista, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, em 1985. Especializou-se em Medicina Preventiva e Social no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás e frequentou diversos cursos de pós-graduação lato sensu sobre homeopatia, fitoterapia ayurvédica e acupuntura.
Ocupou diversos cargos e funções na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás; foi Assistente Especial para assuntos comunitários, Diretor Técnico do Hospital de Medicina
Ayurvédica e Diretor de Ensino e Pesquisa do mesmo hospital.