Nossos vídeos

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tesouros da Barsa resgata artigos de grandes intelectuais brasileiros no portal BarsaSaber.com

Na segunda semana de 2010, “Abstracionismo”, por Ferreira Gullar e Flavio de Aquino, “Theodor Adorno” e “Mario de Andrade”, por Otto Maria Carpeaux, e “Oscar Niemeyer”, por José Carlos Süssekind, são os artigos resgatados pelo projeto Tesouros da Barsa

Site Barsa Saber.com disponibiliza textos escritos por grandes intelectuais do país publicados originalmente na Enciclopédia Mirador e no Livro do Ano. Projeto reforça compromisso da editora em unir confiança e rigor no conteúdo – marcas da Barsa – com as novas tecnologias digitais

Quem conserva em casa a primeira edição da Enciclopédia Barsa, de 1964, pode ler textos como “Civilização do café”, por Sérgio Milliet, ou “Civilização do cacau”, por Jorge Amado. Textos de grande valor reflexivo que ficaram todos estes anos restritos àquela edição. Pensando nisso, a Editora Barsa Planeta dá continuidade ao projeto Tesouros da Barsa. São centenas de artigos de grandes intelectuais brasileiros, escritos ao longo das últimas quatro décadas com exclusividade para as enciclopédias Barsa e Mirador, e para o Livro do Ano, resgatados e tornados acessíveis no site da editora.

No portal Barsasaber.com é possível ler artigos escritos por Antônio Houaiss, Sérgio Milliet e Otto Maria Carpeaux, entre outros. Os textos são interligados por links formando uma ampla rede de conhecimento disponível para estudantes e leitores interessados. Além disso, a editora publica no site artigos que refletem sobre temas contemporâneos, escritos por grandes nomes para edições mais recentes de suas obras.

Extraído do Livro do Ano 2008, que está disponível nas livrarias do país, o artigo de José Carlos Süssekind rende homenagem e aborda a importância do arquiteto Oscar Niemeyer.

O perfil do filósofo e musicólogo alemão Theodor Adorno elaborado por Otto Maria Carpeaux, um dos ensaístas mais respeitados de seu tempo, foi publicado originalmente no volume 2 da Enciclopédia Mirador, produzida pela equipe da Barsa na década de 1970 e publicada ininterruptamente até 1995. O texto, escrito em parceria com o jornalista carioca Guilherme Gontijo Mendes, reflete sobre a vida, a obra e a projeção internacional do fundador da Escola de Frankfurt e que influenciou as revoltas que culminaram no Maio de 1968.

O ensaísta de origem austríaca e co-editor da Enciclopédia Mirador também assina o artigo sobre Mario de Andrade, em que lança luz sobre a obra e a personalidade do poeta e escritor modernista.. Os artigos podem ser lidos no site com as modificações do Acordo Ortográfico da língua portuguesa.

E, como destaque da semana, o portal BarsaSaber.com reproduz o artigo “Abstracionismo”, elaborado a quatro mãos por Ferreira Gullar e pelo crítico de arte e arquiteto brasileiro Flavio de Aquino e publicado originalmente no volume 2 da Enciclopédia Mirador.

São mais de 500 artigos, de temas variados, que entrarão semanalmente no site da Barsa. Tesouros da Barsa renova o compromisso da editora com a difusão de conhecimento conciliando a confiança no conteúdo Barsa com as novas tecnologias digitais, o que remete à reformulação pela qual o Livro do Ano passou nos últimos dois anos.


A REFORMULAÇÃO DO LIVRO DO ANO

À frente das mudanças editoriais realizadas no Livro do Ano, o diretor editorial Paulo Verano aposta na modernidade trazida aos títulos impressos e na importância de fortalecer o acesso à informação confiável, também na internet. O Livro do Ano, que antes conferia atualidade aos fatos e acompanhava a Enciclopédia Barsa Universal, desde 2008 foi redirecionado a um conteúdo ensaístico e mais moderno. Além disso, o Livro do Ano vem acompanhado de CD-Rom com vídeos jornalísticos, trechos de filmes, músicas e imagens dos principais eventos do ano. A obra passou também a ser o primeiro produto Barsa a ser adquirido pelos consumidores nas estantes das livrarias.

O resultado, que pode ser conferido nas livrarias de todo o país, é um livro atual que faz uma retrospectiva dos fatos marcantes do ano anterior e traz artigos de autoria dos mais destacados intelectuais, jornalistas e artistas brasileiros, como Nélida Piñon, Silviano Santiago, Nei Lopes, Demétrio Magnoli, Marco Antonio Villa e outros, além do resgate de documentos históricos. Segundo Paulo Verano,

“A lista é infinita. Se no passado escreveram para a Barsa nomes como Jorge Amado, Gilberto Freyre, Antônio Houaiss e Otto Maria Carpeaux, hoje colaboram conosco Nei Lopes, Mayana Zatz, Ruy Castro, Laurentino Gomes. O resultado é uma análise crescente e constantemente atualizada a
respeito do Brasil e do mundo. Acreditamos que este é o papel da
enciclopédia hoje: informação confiável, com nome e sobrenome.”

Tesouros da Barsa
Acesse http://www.barsasaber.com/
*
*
*
Publicidade:

GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt