Nossos vídeos

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Clássico de Jean-Michel Massa sobre Machado de Assis é relançado no Brasil

Referência maior da literatura brasileira, a obra de Machado de Assis já foi analisada por múltiplos ângulos, mas seus escritos da juventude ainda permanecem desconhecidos do grande público. O clássico A juventude de Machado de Assis (1839-1870) - ensaio de biografia intelectual, de Jean-Michel Massa, revive essa fase menos conhecida do autor brasileiro, revelando o início de sua vida e a sua precocidade na escrita.

A Editora Unesp lança agora uma nova edição desta obra publicada originalmente há quase 40 anos e considerada um clássico nos estudos machadianos. Uma das maiores autoridades mundiais na pesquisa sobre Machado de Assis, Jean-Michel Massa estudou a fundo jornais, periódicos e textos da puberdade do escritor brasileiro, além de autores secundários que se relacionam com o quadro literário da época, contrapondo essa produção à fase madura do autor.
Na primeira parte do livro, é retratado o aprendizado das letras pelo autor, trabalhando a árvore genealógica, as dificuldades e os primeiros contos e prosas de Machado de Assis. Em seguida, foca-se o engajamento para trabalhos do autor. Enquanto a terceira parte mostra os altos e baixos vividos por ele, a quarta remete às responsabilidades assumidas pelo "mestiço". Por fim, são reveladas as obras e contos de uma etapa mais calma na vida do escritor.

Jean-Michel Massa define A juventude de Machado de Assis como uma biografia intelectual, espiritual e histórica. Para tanto, utiliza-se de referências precisas como amizades próximas, a atividade política e os amores de Machado, principalmente a união com Carolina. É importante lembrar que essa obra vai até meados de 1870, acompanhando o brasileiro até os 30 anos de idade, quando nenhum de seus livros mais conhecidos na atualidade tinha sido escrito e quando ele ainda não tinha tanta notoriedade no meio literário.

Sobre o autor - Jean-Michel Massa é professor titular emérito de primeira classe da Universidade de Rénnes 2. É um dos principais pesquisadores da vida e da obra de Machado de Assis, autor de teses de doutorado sobre o brasileiro, além de ter publicado três livros no Brasil sobre o autor e numerosos artigos, ensaios e livros sobre a obra machadiana. Recebeu a Medalha Machado
de Assis da Academia Brasileira de Letras, em 1986.

Título: A juventude de Machado de Assis (1839- 1870) - ensaio de biografia intelectual
Autor: Jean-Michel Massa
Tradutor: Marco Aurélio de Moura Matos
Páginas: 582
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 978-85-7139-917-4
Data de publicação: 2009

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou telefone
(11) 3242-7171. Ramal 417
Editora UNESP
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt