Nossos vídeos

domingo, 21 de junho de 2009

Relançada obra de referência sobre estrutura molecular

Baseado no curso de Espectroscopia Molecular, oferecido aos estudantes de pós-graduação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Oswaldo Sala escreveu Fundamentos da espectroscopia Raman e no infravermelho. Este lançamento da Editora Unesp, agora em edição corrigida e modificada, torna mais claros alguns pontos importantes para o estudo da interação da radiação eletromagnética com a matéria, sem a necessidade de conhecimentos avançados em Mecânica Quântica.

Preenchendo a grande lacuna bibliográfica de trabalhos em português voltada para a espectroscopia molecular, são abordados aqui os aspectos fundamentais da espectroscopia vibracional, rotacional e ro-vibracional, tanto sob o enfoque da espectroscopia Raman como de absorção no infravermelho.

Além de apresentar uma introdução histórica sobre o tema, o livro discute a vibração e a rotação de moléculas diatômicas e poliatômicas, os métodos de medida do fator de despolarização e o método das matrizes G e F de Wilson para análise de coordenadas normais.

Sobre o autor - Oswaldo Sala nasceu em Bauru, em 1950 tornou-se assistente do professor H. Stammreich, no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, trabalhando em espectroscopia Raman, doutorando-se em Física, em 1961. Em 1970 optou pelo Instituto de Química, criou o curso de pós-graduação em Espectroscopia Molecular. Obteve a livre docência em 1986 e tornou-se professor titular em 1988. É membro da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do
Mérito Científico.

Título: Fundamentos da espectroscopia Raman e no infravermelho
Autor: Oswaldo Sala
Páginas: 276
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 978-85-7139-868-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site ww.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171. Ramal 417 - Editora UNESP
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt