Nossos vídeos

domingo, 21 de junho de 2009

ALMA DA IMAGEM fala sobre ilustrações nos livros para crianças

Cores, formas, linhas, luminosidade, perspectiva... esses são alguns elementos que enriquecem uma ideia, tornam real uma fantasia e dão movimento àquilo que não pode se locomover.

O conjunto desses fatores dão vida à ilustração, tema que inspirou a PAULUS a publicar Alma da imagem – A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores. A obra, organizada por Lúcia Pimentel Góes e Jakson de Alencar, reúne oito artistas que falam sobre o assunto a partir de seus olhares criativos e dinâmicos.

Com o objetivo de proporcionar um estudo completo acerca do tema, o livro apresenta um panorama histórico sobre a imagem. No primeiro capítulo, Lúcia Pimentel Góes leva o leitor à pré-história, quando os primatas já exprimiam, por meio de imagens, suas angústias e pavores. A autora fala também da era Paleolítica, na qual os caçadores eram também artistas e pintavam figuras de animais nas cavernas. Saltando os séculos, a pintura italiana do século XVI e os movimentos de vanguarda do século XX também são apresentados nessa obra. O intuito de Lucia é afirmar, por meio dessa breve retrospectiva, a importância da imagem na história da humanidade.

Jakson de Alencar, no segundo capítulo da obra, fala, a partir de sua experiência como editor de livros infantis e juvenis, porque as ilustrações são vistas, muitas vezes, como secundárias. “Nós vivemos na era da imagem, somos rodeados de imagens por todos os lados. A tecnologia de produção de imagens avança aceleradamente, mas, ao mesmo tempo, há dificuldade em se lerem imagens, porque viciamos o olhar, banalizamos as imagens, olhamos sem ver, descuidamos dos detalhes, às vezes vemos apenas o óbvio, sem ir aos sentidos mais profundos, olhamos para as coisas rapidamente”, explica.

Artistas renomados como Graça Lima, Celso Sisto, Rogério Coelho, entre outros, apresentam suas ilustrações e seus pontos de vista sobre a importância de uma boa leitura de imagens e textos no desenvolvimento intelectual dos jovens leitores.

Alma da imagem – A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores, da coleção Pedagogia e Educação, é uma obra inovadora, que expõe a expressão visual, tema extremamente complexo. A linguagem fascinante dá brilho ao livro, assim como as imagens dão vida às suas histórias.

Jakson de Alencar, cearense radicado em São Paulo, formado em Jornalismo, Filosofia e Teologia. Trabalha há alguns anos como editor de literatura infantojuvenil na PAULUS Editora, onde também edita a revista Vida Pastoral. Vários dos livros que editou receberam o certificado de Altamente Recomendável da FNLIJ, ou de Acervo Básico, e foram selecionados para o catálogo brasileiro da feira internacional de literatura infantil de Bolonha, Itália.

Lúcia Pimentel Góes, escritora e professora universitária, tem presença atuante no movimento de literatura e educação e também já trabalhou como editora de literatura infantil e juvenil. Nasceu no estado de São Paulo, fez mestrado e doutorado na USP, ambos voltados para a Literatura Infantil e Juvenil. Tem escrito muito para crianças e jovens há cerca de quatro décadas, mantendo uma produção em contínuo amadurecimento estilístico e temático. Já passou da marca dos 100 títulos e dos 4 milhões de exemplares vendidos. Ganhou inúmeros prêmios pelas suas obras, destacando-se o prêmio que recebeu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto de sua obra.


Serviço

Título: A alma da imagem: A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores
Autores: Lúcia Pimentel Góes e Jakson de Alencar (orgs.)
Coleção: Pedagogia e Educação
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 112
Preço: R$ 16,00
Áreas de interesse: Educação