Nossos vídeos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Kassab lança livro sobre os avanços da saúde no setor da Atenção Básica


Em 06 de abril o prefeito Gilberto Kassab participou do lançamento do livro "Compartilhando Lições Aprendidas", iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde que reúne as principais experiências desenvolvidas em Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo. O livro tem como finalidade contribuir para o aprimoramento do SUS na capital e estabelecer parâmetros que sirvam de modelo para outros municípios do País.

"O livro representa um retrato da experiência vivida na área da saúde pública na cidade de São Paulo. É com muito orgulho que mostramos os avanços obtidos na capital e esperamos que a nossa experiência contribua para a implantação de ações de saúde em outros municípios", afirmou Kassab. Um exemplo desse esforço é a criação da Assistência Médica Ambulatorial (AMA), em março de 2005. Hoje a rede de AMAs conta com 115 unidades e outras 15 AMAs Especialidades.

Planejada para prestar atendimento sem necessidade de marcação de consulta, a AMA atende os casos de baixa complexidade, como febre, diarréia, pequenas contusões, problemas respiratórios, gripes, resfriados, cólicas etc. Somente em 2009, por exemplo, foram realizadas 9,6 milhões de consultas. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) reservam 25% de suas agendas para atender às demandas vindas das AMAs, integrando-as à rede de Atenção Básica.

Após entregar um exemplar do livro ao prefeito Gilberto Kassab e demais autoridades, o secretário municipal da Saúde, Januario Montone, afirmou que a cidade de São Paulo é reconhecida pioneiramente na solução para antigos problemas e citou a criação de outros programas como o "Mãe Paulistana", a "Saúde do Adulto" e o "Aprendendo com Saúde", que sozinho envolve 700 mil alunos da rede pública.