Nossos vídeos

domingo, 5 de julho de 2009

Caravana francesa agita a FLIP no Ano da França no Brasil

Sophie Calle, Grégoire Bouillier, Catherine Millet e Atiq Rahimi, entre outros, participarão de mesas de debate na Festa Literária Internacional de Paraty
Em sua sétima edição, a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, integra em 2009 o calendário oficial do Ano da França no Brasil. Para comemorar, uma delegação de escritores e artistas franceses participará de diversas mesas de debate. Entre os dias 1 e 5 de julho de 2009, estarão em Paraty 35 autores, reunidos em 18 mesas literárias.

O governo federal será representado por Fabiano dos Santos Piuba, Diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Ele participará da mesa "Manifesto por um Brasil Literário", que será realizada na quinta-feira (2), às 10h30.

"A FLIP é um dos principais eventos literários do país e traz a tona discussões extremamente importantes para a promoção da leitura. A caravana francesa por conta do Ano da França no Brasil possibilitará um intercâmbio de experiências muito interessante para o desenvolvimento das nossas políticas culturais." destacou Fabiano dos Santos Piuba.

A delegação francesa é capitaneada por Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele participará da mesa “Intercâmbios literários entre Brasil e França”, no sábado (4), às 17h30. No evento, a responsável pelos direitos estrangeiros da editora Gallimard, Anne-Solange Noble, e Françoise Nyssen, diretora editorial da Actes Sud, discutirão a presença da literatura brasileira no universo literário francês. O debate será mediado por Angel Bojadsen, da editora brasileira Estação Liberdade.

Entre os destaques da programação, está a mesa “Entre quatro paredes”, que será estrelada por Sophie Calle, que ganhou repercussão internacional com o projeto “Cuide de você” (“Prenez soin de vous”), no qual ela convidou 107 mulheres para analisar e interpretar uma carta de rompimento de um ex-namorado. Sophie vem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Histórias Reais” pela Ediouro e pela abertura de sua exposição em São Paulo. Ao seu lado, estará Grégoire Bouillier, o ex-namorado em questão, autor de “L’invité mystére”, relato de suas experiências durante o projeto de Sophie. Será a primeira vez que os dois aparecerão em público para discutir o episódio. A mesa será realizada no sábado (4 de julho), às 11h45.

Já na sexta (3), às 11h45, o afegão Atiq Rahimi, ganhador do prêmio Goncourt de 2008 com “Syngué sabour – Pedra de paciência”, discutirá com o escritor Bernardo Carvalho. Radicado na França desde que fugiu da guerra civil de seu país, na década de 1980, Rahimi partilha com Carvalho ao gosto pela invenção e experimentalismo. O livro de Rahimi será lançado no Brasil pela Estação Liberdade.

No domingo (5), às 11h30, será a vez da mesa “As sem-razões do amor”, na qual a francesa Catherine Millet discutirá sua trajetória literária com a psicanalista brasileira Maria Rita Kehl. Catherine é a autora do autobiográfico “A vida sexual de Catherine M.” Em 2008, ela publicou “Dia de sofrimento”, um reverso de seu primeiro livro: um relato de como foi dominada pelo ciúme ao saber das aventuras sexuais do marido. O livro será publicado no Brasil pela Editora Agir e Ediouro.

Também integram a delegação o escritor Ollivier Pourriol, autor de “Cinefilô”, que será lançado no Brasil pela Jorge Zahar, e David Foenkinos, autor de “Quem se lembra de David Foenkinos”, que venceu o prêmio Jean Giono de 2007, publicado no Brasil pela Rocco. Pourriol fará uma palestra sobre as relações entre filosofia e cinema na quinta-feira (2) às 18h30 e Foenkinos será entrevistado por Carlos Eduardo Leal, também na quinta, às 16h30.

Mais informações: www.flip.org.br


Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC.

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil.
*
*
*
*
*
*
Publicidade: