Assista nosso Programa

domingo, 5 de julho de 2009

PRINCÍPIOS DA REFORMA PROTESTANTE

Nova tradução de Calvino permite leitura prazerosa dos princípios da reforma protestante
*
O segundo tomo em português de A instituição da religião cristã, de João Calvino, proporciona de maneira clara e precisa o entendimento dos conceitos apresentados durante a Reforma Protestante que se tornou referência não só para o Calvinismo, mas também para diversas outras "Igrejas reformadas". Assim como o primeiro tomo publicado pela Editora Unesp, trata-se de uma tradução da última versão escrita em latim por Calvino, preservando sua linguagem clara e didática, capaz de proporcionar uma leitura prazerosa sobre os conceitos instalados durante a Reforma Protestante.

Obra de finalidade pedagógica, Calvino pretendia aqui "preparar e instruir os candidatos ao aprendizado da palavra divina da Sagrada Teologia, para que possam ter um acesso fácil a ela, assim como prosseguir livremente em seus passos". Acabou escrevendo um dos tratados teológicos de maior influência na história do Cristianismo, em que reúne "uma tal suma da religião em todas as suas partes", possibilitando "que qualquer um que a considere retamente não terá dificuldade em estabelecer e buscar o que é principal na Escritura", e possa, ao final, "referir tudo que nela está contido".

Neste segundo tomo da tradução da edição integral de 1559, Calvino trata da ação misteriosa do Espírito e reflete sobre temas como a ressurreição final, a vida do homem cristão, a justificação pela fé, a liberdade cristã, sacramento, batismo e missa papal. Também faz uma distinção entre o que seria a verdadeira e a falsa igreja, refletindo sobre a questão do poder civil.

Sobre o autor - João Calvino (1509-1564) nasceu em Noyon, na França e morreu em Genebra, Suíça. Aprendeu latim, filosofia e dialética quando cursou a Universidade de Paris. Seu pai, um humilde tabelião, foi o responsável por iniciar seus estudos em teologia, mas entre os anos
de 1528 e 1533, também estimulado por seu pai, Calvino iniciou seus estudos em Direito, passando pelas Universidades de Orleans e Bourges. Com o tempo suas ideias começaram a se acercar dos princípios de Lutero e a se distanciar dos ensinamentos católicos, o que o incentivou a escrever A instituição da religião cristã, obra agora publicada em dois tomos pela Editora Unesp.

Título: A instituição da religião cristã - tomo 2
Autor: João Calvino
Tradutores: Elaine C. Sartorelli e Omayr J. de
Moraes Jr.
Páginas: 508
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 110
ISBN: 978-85-7139-900-6
Data de publicação: 2009

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone
(11) 3242-7171. Ramal 417 - Editora UNESP