quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Avaliação empresarial pela primeira vez "Made in Brazil"




Consultor Fernando Cabral escreve guia de como avaliar empresas no Brasil pautado nas particularidades do mercado nacional


O Brasil é um país de dimensões continentais e, apesar de ser a oitava economia do mundo, quando o assunto é avaliação empresarial, a falta de material teórico sobre a realidade brasileira é uma das maiores dificuldades encontradas pelos avaliadores. Para preencher essa lacuna, o administrador e consultor Fernando Cabral lançou um verdadeiro guia de como avaliar empresas no país: Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value, lançamento da Lura Editorial.

Ao avaliar a primeira empresa de sua carreira, em 2005, Fernando teve a impressão de que “havia uma abismo entre o mundo teórico e prático”. Na época, encontrou apenas literatura voltada para o mercado norte-americano. Fato que, segundo ele, pouco mudou com o passar dos anos.

“Infelizmente, pouco ou nada mudou até hoje. Os livros continuam sendo ‘tropicalizados’ (...) Em suma, as informações e soluções propostas nas obras para avaliar empresas não evoluíram de forma a atender às necessidades de um avaliador.” Avaliação de empresas – prefácio.

Para o autor, ao se basearem apenas em obras estrangeiras os avaliadores deixam de assumir problemas peculiares do Brasil, tais como: instabilidade econômica, mudanças de ordem tributária e crises políticas, além de outras particularidades empresariais típicas da cultura brasileira. “A ideia de fazer a obra, portanto, é fruto das minhas dificuldades e da minha paixão pelo assunto. (...) parte significativa dessa operação não está nos valores, mas na relação humana”, admite.

A obra é dividida em três partes. Na primeira, Fernando apresenta as metodologias de Avaliação de Empresas (Valuation) e suas armadilhas. Na segunda, de forma didática, explica como ocorrem as etapas do processo de compra e venda de empresas. Na terceira, o leitor é apresentado aos caminhos alternativos mais utilizados em Fusões e Aquisições (F&A) e à realidade do mercado nacional. Um dos destaques da obra é a descrição detalhada de uma avaliação na prática, com o uso do software de análise de risco chamado @RISK.

Fernando assume um grande desafio na tentativa de desmistificar a complexa teoria de valuation e como ela ocorre na prática. A obra se propõe a responder questões pontuais como: por que o valuation das empresas estão superavaliados? Quais são as armadilhas e os cuidados que deve ter? Mudanças de regime tributário fazem diferença no valor do negócio? Como proceder com o caixa da empresa e faturamento?

Ou seja, de maneira direta, o autor revela o que acontece no mundo da avaliação de empresas sem censura. E chega a uma conclusão: não importa de que lado você está, comprador ou vendedor, os desafios vão além do fair value (valor justo). É preciso ter conhecimento e habilidade para fechar o melhor negócio.

A obra, inclusive, chamou a atenção de um dos especialistas mais renomados no segmento de valuation no Brasil, Alexandre Assaf Neto:

“Uma obra moderna e importante para o estudo de Valuation no Brasil. Privilegia a prática, porém sem perder o fundamento conceitual necessário. O livro é resultado do fascínio e curiosidade do autor em entender como se faz valuation na prática. Destaque da obra ainda são os cases de empresas brasileiras introduzidos ao longo dos capítulos.” - Alexandre Assaf Neto, Doutor e Mestre em Administração - Professor Emérito da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP

Ficha Técnica:
Título: Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value
Autor: Fernando Cabral
ISBN: 978-65-80430-32-1
Editora: Lura Editorial
Páginas: 320
Formato: 17x24cm
Preço: R$ 130,00

Sinopse: Avaliação de Empresas (Valuation) é um tema muito explorado em Finanças. Todavia, o que poucas pessoas sabem é que não se trata de uma ciência exata. Normalmente, quando se pensa no valor de uma empresa, estima-se como algo preciso e inquestionável. Não só é questionável, como também é extremamente amplo o intervalo de valor de empresas no Brasil. Questões de toda ordem contribuem para essa ocorrência em nosso país. Fatores exógenos como mudanças de ordem tributária, instabilidade econômica e fatores políticos são apenas alguns exemplos. Esta obra tem como desafio convergir a teoria complexa de valuation em prática, abrindo caminho para discussões mais profundas sobre a realidade em Fusões e Aquisições. De maneira direta e peculiar, o autor revela o que acontece no mundo de Fusões e Aquisições sem entrelinhas nem censuras. Não importa de que lado você está, comprador ou vendedor, os desafios vão além do Fair Value. É preciso ter conhecimento e habilidade para fechar o melhor negócio. Não basta ter o “melhor valuation”.


Fernando Cabral



Sobre o autor: Fernando Cabral é bacharel em Administração de Empresas pela UNAERP com especialização em Controladoria e Finanças pela Fundace/Fea – USP Ribeirão Preto. Também é técnico em Contabilidade pelo Senac. Como avaliador de empresas na Gordon Valuations, tem mais de cinquenta avaliações registradas desde 2007. No papel de advisor, já prestou assessoria para empresas de diversos segmentos e tamanhos. Como profundo estudioso e pesquisador das áreas de Finanças e Custos Gerenciais, publicou artigos e matérias voltados para o assunto.












Sacola personalizada para casamentos e eventos em geral







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!