Assista nosso Programa

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UMA REPÚBLICA PROVINCIAL

Da vinda da corte portuguesa ao século XXI: como e por que o provincianismo se enraizou no Brasil


Desembargador lança Uma República Provincial na próxima quarta-feira


capa_uma_republica_provincial.jpgO desembargador Francisco de Paula Sena Rebouças - que se aposentou no Tribunal de Justiça de São Paulo e é autor de Fim de século e Justiça - lança no próximo dia 23, às 19h30, na Livraria da Vila, do Shopping Higienópolis, o livro Uma República Provincial, publicado pelo selo Minha Editora, da Editora Manole.


“Embora nascido da análise de fatos que, a partir de 2003, a administração do país submete ao foco de um nacionalismo arcaico, não passando mesmo de um obsoleto estigma cultural, este livro põe em primeiro plano a sociedade, depois o governo, e especula sobre a formação da nossa República Provincial, responsável por grande parte desses fatos”. Este trecho do prefácio é um aperitivo da essência da obra que aborda diversas questões sociais do século XXI, mediante uma análise de episódios passados que influenciam os dias de hoje.


O autor propõe uma discussão sobre o provincianismo, observando a influência roceira e campestre na política, no plano econômico, no âmbito cultural e, especialmente, na sociedade. Rebouças faz uma análise social, partindo da vinda da corte portuguesa, em 1808, ao Brasil, o que significou para a época um progresso cultural; em sua visão, porém, a baixa instrução do povo e a deficiência cultural da época foram cruciais para moldar o Brasil deste século.


Em contrapartida, Francisco lembra que o provincianismo pode mostrar-se, também, hospitaleiro e caloroso, com reflexos principalmente na culinária - como iguarias caipira e caiçara e nas especialidades mineiras.


Para quem se interessa pela história e análises socioculturais e político-econômicas do Brasil, Uma República Provincial não pode faltar na prateleira.


Serviço


Uma República Provincial

autor: Francisco de Paula Sena Rebouças

minha Editora – Editora Manole – www.manole.com.br

Data: 23 de novembro de 2011

Hora: 19h30

Preço: R$ 58,00

Local: Livraria da Vila – Shopping Higienópolis

Endereço: Av. Higienópolis, 618 – São Paulo / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!