Nossos vídeos

domingo, 17 de maio de 2009

Dia Nacional do Livro Infantil

Sugestões para comemorar Dia Nacional do Livro Infantil com os jovens leitores

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no Brasil em 18 de abril, dia do nascimento de Monteiro Lobato, reconhecido até hoje como o principal autor brasileiro de livros infantis, por sua linguagem fácil e imaginativa.
Mas a homenagem vale para todos que se dedicam à tarefa de escrever para crianças e jovens, estimulando o prazer pela leitura e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e felizes, capazes de continuar aprendendo sempre.
É com este espírito que Edições SM constrói suas coleções de literatura para os jovens leitores e promove ações que visam apoiar o professor em sala de aula, estimular a leitura e a produção literária nacional, e promover a diversidade e o intercâmbio culturais. Bom exemplo desta visão é a Coleção Barco a Vapor, que reúne autores de todo o mundo, alguns deles “recrutados” por meio do Prêmio Barco a Vapor que existe há 30 anos na Espanha e foi implantado em todos os países em que o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha.
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, Edições SM sugere, a seguir, algumas atividades para a sala de aula ou para fazer em casa, com os novos leitores.
1. "Um país se faz de homens e livros" - Monteiro Lobato

Monteiro Lobato retratou como ninguem a essência da cultura brasileira em sua obra, por meio de personagens com características regionais, evidenciando os costumes da roça e as lendas do folclore nacional.

Roda de leitura:- Escolha uma obra de Monteiro Lobato.
- Dilua a leitura em rodas diárias, criando suspense e despertando a curiosidade das crianças para a próxima roda.
2. "Quem conta um conto aumenta um ponto"

Após a leitura, monte uma oficina de criação de contos, elaborando um texto em que mude ou acrescente personagens, acontecimentos e situações à história lida. Depois, é só produzir uma bela capa com desenho da própria criança, que vai perceber que também é capaz de se transformar em autor.
3. Dicas de leitura SM: Era mais uma vez outra vez

Em Era uma vez outra vez, de Glaucia Lewicki, é possível sentir quanto ler é divertido e surpreendente. Em meio a muita fantasia e imaginação, o leitor participa da construção de uma narrativa e da produção de um livro com um final inusitado.
4. Outras sugestões de leitura
- Azur e Asmar - Michel Ocelot
- O livro invisível - Santiago García-Clairac
- Isto é um poema que cura peixes - Jean-Pierre Siméon
- Meu coração é tua casa - Federico García Lorca
Para conhecer mais detalhes sobre as obras e as ações de Edições SM em prol da leitura no Brasil, visite: http://www.edicoessm.com.br/
Sobre o Grupo SM:

O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
*
*
*
*
*Mural:


Toymania Brinquedos

REPELETRON
Este é o Repelente não tóxico, que afasta eletronicamente baratas, morcegos, pernilongos, ratos, carrapatos e muito mais!
Visite o site!