Nossos vídeos

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Cientista político, Heni Ozi Cukier lança seu primeiro livro "Inteligência do Carisma"

Heni Ozi Cukier durante palestra no lançamento do livro "Inteligência do Carisma"

O livro revela os segredos do soft power e da ciência de conquistar pessoas.



O Cientista político, Heni Ozi Cukier, lançou seu primeiro livro “Inteligência do Carisma” neste sábado (19), na livraria da Travessa em Ipanema no Rio de Janeiro. O lançamento que começou com uma breve palestra do autor sobre o tema, contou com a presença de João Amoedo candidato a Presidência da República pelo partido NOVO em 2018 e presidente da sigla, do Deputado Federal pelo NOVO RJ Paulo Ganime e do premiado produtor de cinema Rodrigo Abreu Teixeira que concorre ao Oscar com o filme AD ASTRA.

Capaz de mobilizar apoiadores e elemento decisivo no sucesso profissional e pessoal, o carisma sempre esteve presente em nossa sociedade e é uma ferramenta de poder enigmática e valiosa. Partindo do princípio que o carisma não é um dom divino, como acreditavam os gregos, o autor se debruçou sobre o tema para entender como acessar o estado mental carismático. O resultado de sua pesquisa está no livro Inteligência do Carisma.


Na obra, o cientista político faz uma análise fascinante sobre a história do carisma: desde o período dos homo sapiens, passando pela Grécia Antiga, quando o carisma estava ligado diretamente àretórica, pelo Império Romano, quando a habilidade passa a ter um sentido religioso fortemente ligado à Igreja, pelo século XX, quando Max Weber conclui o trabalho iniciado por Maquiavel quatro séculos antes, expandindo os horizontes dos usos da palavra para a política, sendo definido como um dos tipos de liderança, chegando finalmente nos dias de hoje.

O autor analisa também a figura de Alexandre, o Grande, que fascinou diversos líderes que o sucederam.


O líder macedônico, conquistador da idade antiga, em cuja a época não havia um limite definido entre público e privado, estado e religião, trabalho e família. Esses valores eram indissociáveis.

“Alexandre era capaz de atrair muitas pessoas para o seu lado por conta da visão estratégica. Ele representava um olhar para à grandeza, um olhar para as conquistas”, relata o autor em seu livro.

Por meio de suas pesquisas, Heni descobriu elementos que explicam diferentes facetas do carisma, capaz de englobar personalidades tão distintas, como Michelle Obama, Nelson Mandela e Donald Trump, exemplos que ele analisa no livro.

Parte de sua descoberta foi que o carisma existe em 3 níveis relacionados com um conjunto de habilidades e competências acessadas e desenvolvidas por meio de 3 respectivas inteligências: emocional, social e contextual.

Para alcançar o domínio completo da inteligência do carisma, é preciso dominar as competências específicas dessas inteligências. No nível pessoal, por exemplo, significa conhecer a si mesmo, saber gerir emoções e instintos e definir propósitos de vida. Já no nível social, é preciso treinar ferramentas de comunicação e dominar técnicas de influência e persuasão. E, no nível contextual, ter foco, visão estratégica e curiosidade para se adaptar aos diferentes meios, culturas e padrões de comportamento.

No livro, ele ainda faz uma análise sobre as interações humanas na era das redes sociais e os rumos do carisma, abordando o aumento das comunicações digitais em detrimento da capacidade empática. A obra vai guiar o leitor pela ciência de conquistar e influenciar as pessoas, proporcionando brilho, presença e visão.

“Desenvolver o carisma é como aprender um idioma. Requertreino constante das habilidades para o pleno domínio das competências exigidas. Quanto mais se desenvolve a inteligênciado carisma, mais se adquire consciência sobre as suas principais habilidades e limitações. Essa consciência é a chave para acessar o estado mental carismático com naturalidade, ativando o carisma sempre que necessário”, relata Heni Ozi Cukier.

Deputado Estadual com 130 mil votos, líder do NOVO na ALESP, Secretário-adjunto de Segurança Urbana de São Paulo em 2017, estrategista da campanha do Partido NOVO em 2016, fundador do Insight Geopolítico, consultoria de risco político; professor de Relações Internacionais da ESPM.

Formado em Filosofia e Ciência Política e mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington D.C. Heni, trabalhou no Woodrow Wilson Center, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e no Conselho de Segurança da ONU.

Heni Ozi Cukier, 42 anos, é cientista político, professor e palestrante. Formou-se nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas e é mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington DC.
Nos Estados Unidos, trabalhou na Organização dos Estados Americanos (OEA), no think tank Woodrow Wilson Center e no Conselho de Segurança da ONU.
É fundador do Insight Geopolítico, consultoria de análise de risco político, e é professor de Relações Internacionais da ESPM. Frequentemente analisa e debate os riscos e problemas políticos nacionais e internacionais nos maiores veículos de mídia do Brasil, como Globo, Band, Record, entre outros.

Foi estrategista do Partido NOVO na campanha bem sucedida de 2016, onde desenvolveu a inteligência política para previsões, análises e ações corretas. Liderou novos candidatos do NOVO neste mesmo ano eleitoral, com mentoria e treinamentos. Estes trabalhos foram decisivos para a entrada de novas forças de renovação da política brasileira.
Heni foi Secretário-adjunto de Segurança Urbana de São Paulo, onde liderou programas importantes como o City Câmeras - o maior projeto público brasileiro de vigilância eletrônica e expansão de câmeras.

Em 2018, ao participar de sua primeira eleição, Heni foi eleito Deputado Estadual pelo Partido NOVO, quando obteve 130.214 votos em 546 dos 645 municípios do Estado de São Paulo, sendo assim o 13o mais votado. Foi escolhido como líder da bancada do NOVO na ALESP. 

Mais fotos:
Crédito|: Divulgação

Heni e João Amoedo

Heni e Paulo Ganime

Heni e Rodrigo Abreu Teixeira