Nossos vídeos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Resenha – Em busca da Eficácia em Treinamento

Ronaldo Costa Rodrigues
Por: Ronaldo Costa Rodrigues do site http://qualiblog.wordpress.com/sobre/


Ganhei o livro do Sebastião Guimarães no ano passado e não deu tempo de terminar a resenha para apresentar a vocês aqui. Então, nesses últimos dias de férias aproveitei para fazer isso.
Título: Em busca da Eficácia em Treinamento

Publicado pela ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
Ano: 2009
120 páginas
Escrito por Jorge de Paiva Campos e Sebastião Guimarães, o livro trata da aplicação da norma ISO 10015 – Gestão da Qualidade – Diretrizes para Treinamentos. Mas não se limita a explicar a norma, faz muito mais que isso, através do esclarecimento de conceitos como C.H.A., competência, core competence, ROI e outros.

Também trás dicas para projeto, planejamento, execução e avaliação dos treinamentos e diversos exemplos de formulários para serem utilizados pelo RH em todas essas fases!

Apesar do total de páginas parecer pouco, os autores rechearam a obra com tudo o que é preciso saber para cuidar com precisão, seriedade e profissionalismo das questões de treinamento.

Os capítulos são curtos e de fácil leitura, num texto acadêmico, mas nem um pouco maçante, o que geralmente ocorre com a maioria dos livros técnicos. – Já notaram como dá até sono ler um livro técnico com capítulos enormes? Pois isso não acontece nesse caso!

Outro ponto que observei e considero muito interessante é o fato de que o assunto vai ganhando complexidade ordenada e gradativamente. Durante a leitura você é apresentado primeiro aos conceitos básicos, passa para outros mais elaborados e vai dessa forma até chegar ao final, onde aparecem os Indicadores e outros métodos para avaliar resultados dos treinamentos! Nessa altura, você já absorveu tudo o que precisa para entender como aplicar a ISO 10015!…

Segue abaixo um pequeno trecho que retirei da Introdução do livro:

[...]“A preocupação está então em desmistificar a competência do conceito de qualificação, que de certa forma determinava os requisitos associados à descrição ao cargo ou função. Não se pode mais ficar preso apenas à descrição de cada função a ser desempenhada ou a um processo metódico e burocrático; as empresas hoje em dia adquiriram uma posição mutável e, para tal, exige-se profissionais que atendam perfis baseados em combinações de capacidades complexas. Isto significa incluir nas definições tradicionais de execução de tarefas, resultados, conceitos que representem características de quem esta executando o trabalho, como habilidades, atitudes, valores, orientações e comprometimentos.”[...]

E outro, que fala sobre o conceito de entrega:

[...]“Se tenho dois funcionários em minha equipe que desempenham as mesmas funções, que são remunerados e avaliados por parâmetros idênticos, mas um deles quando lhe é pedido que resolva um problema, traz a solução com muita eficiência e eficácia, devo admitir que, para minha equipe, este último é mais valioso.”[...]

Ficou interessado?

O livro pode ser adquirido diretamente na ABTD ou no blog do Sebastião Guimarães. E se quiser uma versão em pdf (gratuita), pode baixar clicando aqui. Mas atenção, a versão impressa está atualizada, o pdf não!


Fonte: http://qualiblog.wordpress.com/2011/01/24/resenha-em-busca-da-eficacia-em-treinamento/ Posted on 24/01/2011 by ronaldocgq