Nossos vídeos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Livro traz sugestões de receitas com produtos orgânicos de acordo com a época

A publicação incentiva o consumo dos produtos orgânicos e colabora com a economia ao bolso do consumidor

A Fundação Mokiti Okada - FMO lança o livro "Sabor das Estações" com receitas saborosas e saudáveis para toda a faixa etária. A publicação traz 30 receitas indicadas para cada estação do ano para promover saúde física e vantagens para o bolso do consumidor. Sob o princípio "o homem e a terra são inseparáveis", Mokiti Okada, patrono da Fundação, diz que o homem deve se alimentar dos produtos colhidos na época, em cada região.
O livro também acompanha tabelas de sazonalidade de frutas, legumes e verduras, bem como nutricional, pirâmide alimentar, dicas para se obter e manter a verdadeira saúde e informações sobre a importância de atividades e exercícios físicos.
O Brasil apresenta diferentes proporções climáticas em partes do país, o que garante, dependendo da sazonalidade, o cultivo acelerado de diversos produtos. Quanto maior a produção de um alimento em época de safra, menor é o seu valor no mercado. Isso proporciona ao consumidor economia nos gastos, além de um melhor aproveitamento das frutas, legumes e verduras devido a uma maior concentração de nutrientes.
Para aproveitar o período da primavera, o livro traz sugestões de receitas como yakisoba, sopa dourada, suco de laranja, torta sanduíche, entre outras. Indicações de cardápio para as festas de fim de ano, receitas como salmão ao molho de maracujá, medalhão de frango ao molho laranja e chambella são algumas das sugestões apresentadas para o verão. No outono, o espaguete com pesto de rúcula, geléia de hortelã, pão de mel de páscoa, bolo de abóbora com chocolate e nozes, cucus de quinua são indicados para curtir a estação. Já no inverno, as receitas elaboradas foram para o preparo de missoshiru, tortilha de peixe, pão indiano recheado e tortinha de morango.
"O Sabor das estações" foi elaborado pelo grupo de nutricionistas, culinaristas e engenheira de alimentos do setor de Saúde/Alimentação Natural da FMO. O livro já está disponível na loja virtual: http://www.fmo.org.br/.

Público escolhe capa do livro dos professores autores

Na noite deste domingo, 22 de agosto, no encerramento da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, foram apurados os votos que definiram a ilustração vencedora do Concurso Literário Valeu, Professor.

A obra criada pela professora Ana Karla Muner foi a escolhida, com 40,66% dos votos, e será a capa do livro Eu Me Lembro: Crônicas, Contos e Poesias, que conterá textos produzidos por outros 49 profissionais da Secretaria Municipal de Educação, a ser lançado em outubro, no primeiro dia de atividades do Valeu, Professor, 2010.

A escolha foi feita pelo voto direto do público no estande que a Secretaria Municipal de Educação montou na Bienal. Ao todo, foram computados 5.111 votos.

Confira a classificação final:

1º colocado - Eu Me Lembro, de Ana Karla Muner

2º colocado - Infância, de Aveline Rocha Muner

3º colocado - Texturas do Tempo, de Julia Maria Néri Menezes

4º colocado - Eu me lembro, de Josué Nivaldo dos Santos