Nossos vídeos

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

LIVRO ORIENTA CRIANÇAS SOBRE O CÂNCER

Tratamento do câncer é tema de livro educativo para crianças e adolescentes


A obra “Aonde foi parar o cabelo de mamãe?”, indicada para crianças a partir dos 8 anos, conta de forma delicada uma história de combate à doença

O câncer é uma realidade presente no mundo: no Brasil, a doença figura como a segunda maior causa de óbitos. Já no meio infantil, estimativas apontam 12 e 13 mil novos casos da doença por ano no país, segunda dados do IBGE.

Diante desse cenário, surge uma questão importante: qual é a melhor forma de explicar a doença para as crianças e os adolescentes? Esse é o desafio do livro “Aonde foi parar o cabelo de mamãe”, de Haydn Debbie e Emmet Watters, da Callis Editora. A obra fala sobre os passos no tratamento do câncer, na perspectiva dos filhos de uma paciente, destacando que com o apoio da família e dos amigos, é possível enfrentar o tratamento e até ter uma cabeça cheia de cabelos outra vez.

O livro, sugerido para crianças a partir dos 8 anos de idade, traz uma linguagem simples e aborda o assunto de forma delicada com humor cuidadoso. A obra conta, ainda, com ilustrações de Camilla Mesquita, que em 1996 terminou o mestrado em Artes Visuais pela State University of New York, em Rochester.


Serviço:
Livro: Aonde foi parar o cabelo de mamãe? - Uma jornada familiar no combate ao câncer
Callis Editora
Autores: Debbie, Haydn e Emmet Watters
Ilustração: Camila Mesquita
28 cm x 21 cm
40 páginas
Preço sugerido: R$ 23,00

SANTO ANTONIO DAS ARTES


No dia 18 de janeiro na Livraria Fnac da Avenida Paulista, aconteceu  a noite de autógrafos do livro 'Santo Antônio das Artes - Zezinhos' (Editora Conteúdo - 250 páginas) de Saulo Garroux e Levi Mendes Jr.

A obra, que conta com textos também em inglês, mostra por meio de fotos e imagens o processo pedagógico implantado há mais de 15 anos na Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, que foi criada pela psicopedagoga Dagmar Garroux, aTia Dag, e contribui para o desenvolvimento de 1200 crianças e jovens de 6 a 21 anos. Para a presidente da Casa do Zezinho, Tia Dag, "Educação é amor.(...) Quanto mais colocamos amor no ato de educar, menos ele se torna uma obrigação"..
O livro nasceu da ideia de retratar o trabalho de uma ONG que fica em uma das regiões mais violentas de São Paulo e, ao mesmo tempo, mostrar que as pessoas que passam pela entidade conseguem se libertar das mazelas de uma vida sofrida. Estão à frente do trabalho o diretor de arte Saulo Garroux, que também é educador na ONG, e o fotógrafo Levi Mendes Jr. Ambos possuem trabalhos em diversos veículos da imprensa paulista, e há 30 anos atuam junto às comunidades de periferia da zona Sul da cidade.
Em 'Santo Antônio das Artes - Zezinhos' apresenta a favela situada na zona Sul de São Paulo e alguns de seus moradores e frequentadores da Casa do Zezinho, associação que pela arte e pela educação consegue resgatar a cidadania e trabalhar o desenvolvimento humano de crianças e jovens da região.
O livro traz um olhar para dentro da favela do Parque Santo Antônio. Retrata a intimidade dos Zezinhos (como são conhecidos os alunos da ONG), de sua comunidade, sua viela, sua família. "Procuramos proporcionar um diálogo entre a foto e sua posterior recriação pelas crianças e jovens por meio de desenhos. Um conflito libertador de linguagens e de expressões que não descarta nenhuma experiência, estímulos da vida, olhares e percepção de beleza", explica Saulo Garroux.
'Santo Antonio das Artes - Zezinhos" mostra ainda como a Casa do Zezinho foi criada, como nasceu e funciona, o seu processo pedagógico, que será implantado no Morro do Alemão (RJ), e traz um panorama sobre a favela e seus personagens.

Autores

Saulo Garroux
Fundador da Casa do Zezinho em 1994 atua até o presente na área de educação social como arte educador. Foi diretor e editor de arte em diversas editoras como Ática, Editora Três, FTD, Abril, Globo, Símbolo. Participou de diversos livros como ilustrador e desenvolveu vários projetos gráficos de livros de literatura alguns deles premiados. É também educador social no projeto Rukha em São Paulo. Atualmente é consultor da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo na Rede de Projetos.

Levi Mendes Jr.
Formado pelo SENAC em 1978, Levi, participou de cursos avançados de fotografia publicitária, mesclando sua atividade de diagramador (Vogue, Versus, Movimento, Editora Abril), com a de fotógrafo amador.
Em 1983 iniciou o trabalho como repórter fotográfico para a Agência Angular, o que o levou para a recém inaugurada Veja SP/Veja, onde permaneceu até 1986 e dai para a revista Placar, trabalhando junto ao Estúdio

Realizou exposição individual, em 1999, na Universidade de Humboldt em Berlim, em apoio à ONG Casa do Zezinho. Em 2008 participou do Livro 'Art Book Brazil - 10 Fotógrafos Brasileiros' da Editora Décor, com o ensaio Dança das Araucárias, e colaborou com as imagens do Livro 'Zona de Guerra' do ex Zezinho Marcos Lopes.

A Casa do Zezinho

Contribui para formação e desenvolvimento de seres humanos, que reivindicam seus direitos, mas também tem deveres. Na ONG a educação é prioridade, que a entende como foco de ação social e fator determinante para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a condição de vida de crianças e jovens brasileiros e seus familiares.

A entidade atua em toda a rede de relações dos Zezinhos, tais como: escola, casa, família, comunidade, saúde, leis e cidadania, promovendo o seu auto desenvolvimento e o reconhecimento de suas potencialidades, através do incentivo à curiosidade, ao prazer pela descoberta e ao aprendizado constante através do processo de construção do conhecimento que desenvolve a criação e a reflexão crítica.

O projeto possui sede própria, com 3.200 m², com espaços de aprendizagem, oficinas e ateliês de arte, oficinas pedagógicas de capacitação profissional, quadras poliesportivas, piscina, refeitório, auditório, ambulatório médico, consultório dentário e horta.


Ficha técnica

Noite de autógrafos do livro 'Santo Antônio das Artes - Zezinhos'
Autores: Saulo Garroux e Levi Mendes Jr.
Editora: Conteúdo
Patrocínio: Grupo Société Générale, através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura)
Número de páginas: 250
Tamanho: 26 X 32cm
Lançamento: 27/11/09
Preço sugerido: R$ 50,00

A venda será realizada na Casa do Zezinho- Rua Anália Dolácio Albino, 30 Parque Santa Helena- São Paulo-SP. Tel (11) 5512 0878