Assista nosso Programa

domingo, 5 de setembro de 2010

Parceria lança livro sobre o ensino de história e cultura africana e indígena

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) lançou o livro A Universidade e a formação para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena, na última sexta-feira, 27. Realizado pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone), o evento ocorreu no Centro Universitário Maria Antônia da USP.

O livro trata dos seguintes temas: Desigualdades raciais na educação; Ações afirmativas e a Lei nº 10.639; Igualdade e diferença nas políticas educacionais; Nova abordagem da questão indígena; e Anais do I Fórum.

Esses assuntos foram debatidos nas palestras e oficinas do I Fórum do Ensino Superior, realizado em outubro do ano passado. A coordenadoria debateu com as Universidades uma forma de aperfeiçoar o conhecimento e as práticas de docentes para o cumprimento das Leis nºs 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africana e indígena para o nível fundamental e médio.

O papel da Cone é estimular e sugerir propostas de políticas públicas e trabalhar com todos os parceiros. "Nós não estamos trabalhando somente com universidades, com a rede municipal também", afirma a coordenadora da Cone.

Além do lançamento do livro, o intuito foi convidar as universidades para realizar o 2º Fórum, previsto para os dias 21, 22 e 23 de outubro deste ano.

Para a professora Ubimara Ding, o fórum possibilita que os professores façam uma revisão dos conteúdos, conceitos e preconceitos, para que também se apropriem e possam dialogar com os alunos, com uma visão mais ampla.

O resultado do 1º Fórum está contido na publicação. O livro é um estímulo para uma participação maior dos educadores das universidades de São Paulo. "A educação existe, mas há falhas. As pessoas têm que ter responsabilidade onde estão", declara Alex Moreira, aluno de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!