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sexta-feira, 28 de maio de 2010

Produtividade e Desempenho das empresas depende do clima organizacional

É o clima organizacional que mede a satisfação e o desempenho dos participantes de uma organização com relação aos mais variados aspectos: políticas de recursos humanos, modelo de gestão, valorização profissional e identificação do funcionário com a empresa. E dele podem depender a ansiedade, insatisfação e o mal estar dos funcionários que ali trabalham.
O clima organizacional "é o sentimento da organização. Como as pessoas pensam, sentem o trabalho que realizam, o serviço que prestam, e como elas se relacionam nas organizações", explica a professora e psicóloga Sandra Ayyad, sócia da RUDIGER & AYYAD Treinamento e Desenvolvimento, e autora do livro "O que é Clima Organizacional", da Editora Brasiliense, que será lançado ainda este ano. E, saber como anda o clima de uma empresa, é uma ferramenta indispensável que qualquer gestor precisa ter ao seu lado para acompanhar e avaliar o desempenho de seus funcionários. E mais: incentivar as pessoas a manterem o rendimento num nível satisfatório.
Para a autora, "o futuro das organizações exige cada vez mais um diferencial para analisar e conhecer o investimento aplicado ao capital humano - o investimento para incluir pessoas qualificadas de forma correta, talentos que multipliquem a sinergia na obtenção de melhores e lucrativos resultados para as empresas." Essa aprendizagem resultará para a organização no desenvolvimento mais saudável nas carreiras, flexibilidade para o entendimento de mudanças e programas de comunicação que resultam em maior fluidez.
Hoje mais do que nunca, cabe as organizações reconhecerem "Quem são seus talentos?", "Qual é a atmosfera de parceria e compromisso que temos com os colaboradores?", "Há Planejamento Estratégico?", "Qual é o foco da organização e a sua conduta para com a gestão de pessoas?", "Qual é o nosso negócio?, "Porque realizamos estas atividades?", "Quem somos?"; "O que fazemos e porque fazemos?".
Sem isso, analisa a autora, as organizações do século XXI tendem a se comprometer seriamente. "É com essa finalidade, e tendo em vista o caráter preventivo e proativo, que a ferramenta da pesquisa de Clima Organizacional vem satisfazer as organizações, trazendo melhores resultados para as pessoas, lucros para as organizações e garantias de serviços internos mais qualificados.

Sobre a autora
Especialista em Administração de Recursos Humanos, Sandra Ayyad é professora de graduação e pós-graduação das disciplinas de Liderança e Motivação; Teoria de Modelos Gerenciais; Gestão de Pessoas; Remuneração Estratégica; Gestão por Competências; Cultura e Clima Organizacional em uma das maiores universidades de São Paulo.
Tem 27 anos de vivência profissional e sólida carreira desenvolvida em Gestão de Recursos Humanos (Recrutamento e Seleção/ Benefícios/ Cargos e Salários/ Treinamento & Desenvolvimento/ Administração de Pessoal/ Segurança Patrimonial) em empresas de médio e grande porte. Atuação e conhecimentos em todos os subsistemas pertinentes à área com destaque em Desenvolvimento do Potencial Humano, compreendendo ações desde o Recrutamento até a motivação e Integração do funcionário a organização.
Possui dois livros publicados no Brasil: "Mente Alquímica - Um processo de integração dinâmico" - Ed. STS - 1997 e "A Cabala e as Empresas" - Ed. Madras - 2001.
Atualmente está preparando dois novos livros na área de Recursos Humanos.
Sandra Ayyad também é sócia da RUDIGER & AYYAD TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO LTDA. Empresa que ministra Treinamentos IN COMPANY sobre: Motivação, Liderança, Relacionamentos, Qualidade de Vida, Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações. Implantamos ações e desenvolvemos modelos Comportamentais.
"Somos especialistas nas práticas de implantação de seleção, desenvolvimento de competências, considerando a necessidade e a realidade do ambiente e do indivíduo", explica a professora. "Implantamos sistemas de Clima Organizacional e Pesquisa de Clima e acompanhamos o Projeto até a implantação do Plano de Ações.
Para isso utilizamos Metodologia estratégica direcionada como:
1. Apresentações conceituais expositivas;
2. Jogos lúdicos;
3. Exercícios de fixação conceitual;
4. Metodologia da Melhoria Contínua;
5. Ferramentas da Criatividade;
6. Integração e formação de grupos;
7. Multimídia;
8. Instrumentos de auto-avaliação;
9. Plano de ação individual e grupal;
10. Exercícios de relaxamento e concentração."

Sobre o livro
O livro O que é Clima Organizacional faz parte da Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, com previsão de lançamento para 2010.
O livro é indicado a Administradores de Empresas, Gestores de Recursos Humanos, estudantes de Administração e/ou Recursos Humanos, Psicólogos, Gestores e pequenas ou grandes empresas.