Nossos vídeos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Celtika - o primeiro livro de Merlin

No lançamento da Editora Prumo, o renomado autor Robert Holstock utiliza mitos gregos e célticos para discutir o comportamento humano

Batalhas épicas, magos poderosos e dúvidas sobre o comportamento humano – são os elementos de Celtika – o primeiro livro de Merlin, que a Editora Prumo lança este mês. O renomado romancista inglês, Robert Holstock, usa dos primórdios do mago Merlin e a relação conturbada de Jasão e Medéia, para mostrar através de uma obra de ficção que, apesar das alterações culturais, algumas questões do comportamento humano permanecem intocáveis.

No livro, acompanhamos o famoso mago Merlin quando jovem. Ele é um tipo de homem que nasceu para andar e descobrir os mais inalcançáveis caminhos do mundo, um homem com charme esculpido em suas formas e detentor de poderes que, ao contrário do que ele pensa, ultrapassam o plano mágico.

A outra narrativa apresenta Jasão, um homem amargurado que vive enclausurado há décadas vivo em seu navio, Argo, e traumatizado pelo assassinato de seus filhos por sua esposa, a feiticeira Medeia. As histórias se cruzam quando Merlin, através da clarividência, descobre que os meninos nunca foram mortos e que tudo era uma farsa da bruxa. Os dois partem numa jornada cheia de heroísmo, peripécias e autodescoberta.

O autor Robert Holstock já recebeu diversos prêmios por suas obras de literatura céltica e tem total domínio da linguagem. O ritmo é bem visual, empolgante e a narrativa tem preocupação histórica. Celtika é um livro de forte sincretismo cultural e religioso, que integra várias etapas da História que serviram para consolidar a cultura europeia, mas não fica somente no campo da ficção descompromissada. A discussão do tema central de Celtika é mais profunda.

O autor utiliza mitos gregos e célticos para discutir as relações entre os sexos: qual o destino a dar aos filhos de um casal quando se impõe a quebra do vínculo conjugal? E quais os limites do ódio, do despeito que leva um cônjuge a magoar o outro utilizando os próprios filhos para o efeito? É este tipo de abordagem que enriquece a leitura da obra. É a artimanha do autor para fisgar tanto os fanáticos leitores por literatura fantástica quanto as pessoas preocupadas com as discussões filosóficas acerca do comportamento humano.

Celtika é a primeira parte da trilogia “O código de Merlin”.

SOBRE O AUTOR
Robert Paul Holdstock (02/08/48 – 29/11/09) foi um romancista inglês e autor conhecido por suas obras de literatura celta, nórdica, gótica e medieval. Sua literatura se baseia, principalmente, na fantasia com elementos míticos. Foi publicado pela primeira vez em 1968. Já recebeu três prêmios BSFA (British Science Fiction Awards) e ganhou o World Fantasy Award na categoria de melhor romance de 1985. Faleceu em Novembro de 2009.

Ficha Técnica:

Obra: Celtika - o primeiro livro de Merlin
Selo: Prumo Leia (Ficção)
Autor: Robert Paul Holdstock
ISBN: 978-85-7927-070-3
Formato: 14x21
Nº de páginas: 472
Preço: R$ 56,90