Nossos vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Mara Gabrilli lança cartilha online da Paulista

Lançado em formato digital, livro fala sobre como conservar melhor a calçada da avenida, que hoje é a mais acessível da América Latina

Com objetivo de orientar as pessoas sobre a importância da acessibilidade na principal avenida do País, a vereadora Mara Gabrilli lançou, na internet, a cartilha “Olhe a Paulista - Avenida Universal”. O material, disponível no endereço www.maragabrilli.com.br/paulista informa como a calçada dali deve ser mantida, além de trazer dados históricos a respeito da via, que tornou-se a mais acessível da América Latina depois da reforma pela qual passou entre 2007 e 2008.

Entre as principais mudanças da reforma dos 55 mil metros quadrados de passeio da avenida está a retirada do mosaico português, piso feito de pedras que prejudicava a circulação devido a seu formato desnivelado e irregular, além da dificuldade de manutenção. Este material, que estava na Paulista desde a década de 70, foi trocado por placas de concreto armado moldadas in loco, um material de nível único e liso. Além disso, foram implantados pisos podotáteis para pessoas com baixa visão e cegas, guias rebaixadas, gradis de segurança e a troca das travessias de pedestres, que hoje são mais seguras para o usuário.

“Conseguimos construir um ambiente totalmente acessível em nossa metrópole. Hoje, a Paulista é um símbolo urbano de inclusão e respeito ao cidadão paulistano, tenha ele deficiência ou não. Vamos lembrar que, além de cadeirantes, cegos, anões, entre outros, a avenida também ficou melhor para o trânsito de idosos, mães com carrinho, mulheres de salto alto e até mesmo distraídos. Nada mais justo que mantê-la assim”, diz Mara Gabrilli.

A cartilha “Olhe a Paulista - Avenida Universal” foi feita nos formatos digitais Flash e PDF, este dirigido às pessoas com deficiência visual. O endereço para a versão acessível é www.maragabrilli.com.br/paulista.pdf.  O material é interativo e traz imagens da Paulista antes e depois, dados históricos e curiosidades. O conteúdo informa, também, especificações técnicas para que as concessionárias (luz, gás, TV a cabo, entre outros) que precisem quebrar o piso e fazer intervenções em suas redes, recoloquem-noda maneira ideal sem danificar o passeio. A cartilha também lente de aumento para aqueles que têm baixa visão.

Desde 2008, quando a reforma do local foi finalizada, a manutenção do local sempre foi uma preocupação da vereadora. No ano passado, em uma iniciativa inédita, Mara Gabrilli contratou a publicitária e cadeirante Julie Nakayama para ser a Guardiã da Paulista, com o objetivo de fiscalizar os locais que não estivessem cumprindo as normas de acessibilidade.