Nossos vídeos

domingo, 16 de agosto de 2009

SUPERDICAS DE ORTOGRAFIA

O que mudou com o Acordo Ortográfico? Com ou sem acento? Com ou sem hífen? E o trema?
Quantos bichos de sete cabeças se escondem por trás de normas ortográficas e gramaticais? Será que escrever em português correto é mesmo difícil como todo mundo pensa?
Acentuação, grafia, emprego do hífen, concordância, tópicos de linguagem. De maneira bem-humorada e pra lá de original, a autora Dad Squarisi nocauteia as dúvidas, uma a uma, ajudando você a dominar a língua portuguesa.
Fazendo analogias com situações familiares a todas as pessoas, as sessenta Superdicas da Dad sobre ortografia provam por a mais b que a língua portuguesa tem lá sua lógica e seus motivos para tanta diversidade ortográfica.
Obra imprescindível para as pessoas que desejam escrever corretamente e estar por dentro das mudanças ortográficas.

Sobre a autora:
Dad Squarisi é graduada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), tem especialização em Linguística e mestrado em Teoria da Literatura. Foi professora de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio, na Universidade do Distrito Federal, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), em centros de estudos brasileiros no exterior e no Instituto Rio Branco (MRE).
Foi consultora legislativa do Senado Federal (concursada) na área de redação de discursos. Ministrou cursos de língua portuguesa e redação profissional em órgãos públicos, empresas privadas e organismos internacionais. É autora de diversos livros sobre tira-dúvidas de português e sobre a arte de escrever.
Colaborou nas revistas Nova Escola e Gênios, tem artigos publicados em jornais e revistas, assina as colunas Dicas de Português, publicada em 15 estados, e Na ponta da língua, veiculada no suplemento infantil Super, do Correio Braziliense, de onde é Editora de Opinião.

SUPERDICAS DE ORTOGRAFIA
Autora: Dad Squarisi
Gênero: Interesse Geral
Editora Saraiva - 2009 - 1.ª edição - 136 páginas - R$ 10,90
ISBN: 978-85-02-08402-5
*
*
*
*
Publicidade:

LIVRO METAMORFOSE AMBULANTE MOSTRA RAUL SEIXAS QUE OS FÃS NÃO CONHECEM

Entre as dezenas de homenagens nos 20 anos de morte do cantor e compositor Raul Seixas, será lançado o livro "Raul Seixas-Metamorfose ambulante", escrito por Mário Lucena, Laura Kohan e Igor Zinza, com coordenação de Sylvio Passos, presidente do fã-clube do cantor.
O livro mostra um Raul que os fãs não conheceram. Seu fascínio por filosofia e a inspiração para músicas que revolucionaram o rock nacional, e a criação do "Maluco Beleza", reverenciado por antigos e novos admiradores de sua genialidade.
Sylvio Passos, que conviveu nove anos com Raul Seixas, comenta: "Nesse livro vamos ver que Raul conseguiu passar conceitos de filósofos, de Platão a Sartre, tendo obsessão pelo niilista alemão Arthur Schopenhauer e o hermético Crowley".
Até o final do mês estará nas bancas de todo o Brasil, o livro de revelações bombásticas: a relação de Raul com a filosofia (Schopenhauer, Crowley, Sartre etc), com os parceiros (Paulo, Cláudio, Motta etc), os assuntos que moveram a imprensa (disco voador, drogas, Jerry Lee, John Lennon etc), a ligação com a família e até com o capeta!
O livro traz como brinde o CD Alquimia, com 14 músicas da cantora portuguesa Carina Freitas, psiquiatra de adolescentes, que se apaixonou pelas letras e pelo som de Raul Seixas. Gravou "Canção para minha morte", escreveu "Alquimia, segredo guardado" em homenagem ao Raul, e a música se tornou tema de novela em Portugal.
Algumas revelações do livro:
- A metamorfose ocorre com a leitura do filósofo niilista Schopenhauer.
- Em 1968 citou Schopenhauer na composição Trem 103: Consciente de voltar por onde vim. O trem, a composição, veículo da morte-renascimento, torna-se presença constante na sua obra.
* Foto: Sylvio Passos, Laura Kohan, Igor Zinza e Mario Lucena.
Aparece com destaque em 1973 (A hora do trem passar) e em 1974 (Trem das sete). Em 1989, ano de sua morte, Raul expressou o desejo de mudar a direção do trem (Carpinteiro do universo).
- Em alguns momentos citou Protágoras, Sócrates, Platão, Sartre, mas suas principais fontes foram o hermético Crowley e o pessimista Schopenhauer.
- De Crowley, Raul abstraiu a proposta místico-liberal. Levou-a ao público a partir de 1974 como Sociedade Alternativa. Mesmo sem a benção da censura, recitava os versos da Lei de Thelema ou Lei da Vontade (de Crowley e Schopenhauer) em meio ao refrão da Sociedade.
- Mosca na sopa é Schopenhauer (Se a mosca, que agora zumbe em torno de mim, morre à noite, e na primavera zumbe outra mosca nascida do seu ovo, isso é em si a mesma coisa), mas para não deixar dúvida sobre sua fonte mais rica, em 1983 pegou do filósofo um trecho do capítulo Morte - do livro Dores do Mundo - para usar em Nuit: (Quão longa é a noite do tempo sem limites, comparada ao curto sonho da vida).

FICHA TÉCNICA
Livro - "Raul Seixas - Metamorfose Ambulante"
Autores - Mário Lucena, Laura Kohan e Igor Zinza
Coordenação - Sylvio Passos
Brinde - CD Alquimia de Carina Freitas (Funchal - Ilha da Madeira)
Editora: B&A Páginas: 260 Preço: RS 29,90 Venda: banca de jornal
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt