Nossos vídeos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

REVISTA RAGU ganha versão ampliada e recorde de participações internacionais


Arte Sequencial

Ilustrações, Cartuns e Histórias em Quadrinhos autorais. Esta é a proposta da Ragu, antologia de quadrinhos editada em Pernambuco anualmente e cujo conteúdo editorial prestigia a qualidade autoral dos trabalhos apresentados. A sétima edição da revista será lançada na próxima quinta-feira (06.08), às 21h, no Bar Central. Entre as novidades, a ampliação de páginas e o acabamento especial, em capa dura. O projeto foi possível graças ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

Para Christiano Mascaro, o resultado superou todas as expectativas. “A princípio o projeto previa 200 páginas, mas como tivemos muitos trabalhos de excelente qualidade, a revista ganhou 40 páginas extras e, mesmo sendo a maior antologia que publicamos até hoje, ainda não conseguimos contemplar todo mundo”, revela Mascaro. No total, a Ragu terá 1.200 exemplares e deverá ser comercializada ao preço mais do que competitivo de R$ 30,00. A distribuição será feita em redes como a Livraria cultura e em lojas especializadas em quadrinhos.

A nova edição traz trabalhos de 33 colaboradores e, destes, 10 são autores de língua espanhola egressos da Espanha, Bolívia, Cuba, Peru e Argentina. Para os curadores João Lin e Christiano Mascaro, a presença dos autores de língua espanhola se deve à similaridade em relação aos movimentos de vanguarda na criação de trabalhos autorais. “Esta edição é uma homenagem aos países de língua espanhola, fruto de uma nítida articulação e um intenso intercâmbio, sobretudo com os países sul-americanos”, reflete João Lin.

A Ragu conseguiu solucionar a barreira da língua sem interferir no trabalho do autor. Para dirimir este problema, a curadoria optou por dispor a tradução dos textos sob o formato de rodapé. Entre os destaques, a obra do designer e ilustrador Daniel Bueno sobre o artista plástico Saul Steinberg no Brasil, um verdadeiro achado arqueológico já que trata-se de um documento encontrado por Bueno durante o seu mestrado e que foi devidamente autorizado para publicação pela fundação Steinberg.

Também participam do projeto nomes como Allan Sieber, cartunista colaborador da Folha de São Paulo e considerado um dos mais importantes de sua geração. Marcelo D’Salete e o gaúcho Eloar Guazelli, também presentes na antologia, são referência no segmento. Entre os estrangeiros, se destacam o cubano Frank Arbelo, os peruanos Avril Filomeno e Jorge Perez; Al-Azar, da Bolívia e Brais Rodriguez, da Espanha..

Entretanto, oito entre os 33 colaboradores são artistas pernambucanos. Além de João Lin e Mascaro, idealizadores da Ragu, há colaborações de Samuca, Silvino, Jarbas e Greg, além da ilustradora Joana Lira e do artista plástico Fernando Peres, que participa pela primeira vez da coletânea. Após o lançamento em Recife, a revista alça voo e será lançada na Espanha no dia 15 de agosto, durante o festival coordenado pelo quadrinista Miguelanxo Prado, Viñetas Desde o Atlântico. No dia 24 de agosto, o lançamento acontece em São Paulo na sede da livraria HQ Mix, templo doa amantes de arte sequencial. O último lançamento ocorrerá no dia 03 de setembro no espaço cultural C + C em La Paz, na Bolívia.

Serviço:Lançamento da Ragu Nº 07
Antologia reúne 33 colaboradores do Brasil, Espanha, Bolívia, Cuba, Peru e Argentina
Data: 06.08 (quinta-feira)
Local: Bar Central – Rua Mamede Simões, Boa Vista
Horário: 21h
Ragu nº 07: 240 páginas, capa dura, tiragem de 1.200 exemplares. A revista será vendida em livrarias e em lojas especializadas. O preço sugerido é de R$ 30,00
Contatos para entrevistas
João Lin – (81) 8871.3849 e joaolin@terra.com.br
Christiano Mascaro – mascaroilustra@gmail.com
Ficha Técnica
Edição e Design – Mascaro e João Lin, com colaboração de Samuca, Flavão e Lydia Barros
Colaboradores –
Brasil: Allan Sieber, Andrés Sandoval, Daniel Cabballero, Bueno, D'Salete, Guazzelli, Gabriel Góes, Walter Vasconcelos, Silvino, Jarbas, Greg, Mascaro, João Lin, Fábio Zimbres, Fernando Almeida, Joana Lira, Fernando Lopes, Fernando Peres, Kleber Sales, Chiquinha, Caio Gomez, Rodrigo Rosa e Samuca.
Espanha: Àngel de la Calle, Alberto Vazquez, Brais Rodriguez
Bolívia: Joaquin Cuevas, Alejandro Archondo, Al Azar
Cuba: Frank Arbelo
Peru: Jorge Perez, Avril Filomeno
Argentina: Ariel Lopez
*
*
*
Publicidade: