Nossos vídeos

domingo, 21 de junho de 2009

Relançada obra de referência sobre estrutura molecular

Baseado no curso de Espectroscopia Molecular, oferecido aos estudantes de pós-graduação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Oswaldo Sala escreveu Fundamentos da espectroscopia Raman e no infravermelho. Este lançamento da Editora Unesp, agora em edição corrigida e modificada, torna mais claros alguns pontos importantes para o estudo da interação da radiação eletromagnética com a matéria, sem a necessidade de conhecimentos avançados em Mecânica Quântica.

Preenchendo a grande lacuna bibliográfica de trabalhos em português voltada para a espectroscopia molecular, são abordados aqui os aspectos fundamentais da espectroscopia vibracional, rotacional e ro-vibracional, tanto sob o enfoque da espectroscopia Raman como de absorção no infravermelho.

Além de apresentar uma introdução histórica sobre o tema, o livro discute a vibração e a rotação de moléculas diatômicas e poliatômicas, os métodos de medida do fator de despolarização e o método das matrizes G e F de Wilson para análise de coordenadas normais.

Sobre o autor - Oswaldo Sala nasceu em Bauru, em 1950 tornou-se assistente do professor H. Stammreich, no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, trabalhando em espectroscopia Raman, doutorando-se em Física, em 1961. Em 1970 optou pelo Instituto de Química, criou o curso de pós-graduação em Espectroscopia Molecular. Obteve a livre docência em 1986 e tornou-se professor titular em 1988. É membro da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do
Mérito Científico.

Título: Fundamentos da espectroscopia Raman e no infravermelho
Autor: Oswaldo Sala
Páginas: 276
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 978-85-7139-868-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site ww.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171. Ramal 417 - Editora UNESP
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

ALMA DA IMAGEM fala sobre ilustrações nos livros para crianças

Cores, formas, linhas, luminosidade, perspectiva... esses são alguns elementos que enriquecem uma ideia, tornam real uma fantasia e dão movimento àquilo que não pode se locomover.

O conjunto desses fatores dão vida à ilustração, tema que inspirou a PAULUS a publicar Alma da imagem – A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores. A obra, organizada por Lúcia Pimentel Góes e Jakson de Alencar, reúne oito artistas que falam sobre o assunto a partir de seus olhares criativos e dinâmicos.

Com o objetivo de proporcionar um estudo completo acerca do tema, o livro apresenta um panorama histórico sobre a imagem. No primeiro capítulo, Lúcia Pimentel Góes leva o leitor à pré-história, quando os primatas já exprimiam, por meio de imagens, suas angústias e pavores. A autora fala também da era Paleolítica, na qual os caçadores eram também artistas e pintavam figuras de animais nas cavernas. Saltando os séculos, a pintura italiana do século XVI e os movimentos de vanguarda do século XX também são apresentados nessa obra. O intuito de Lucia é afirmar, por meio dessa breve retrospectiva, a importância da imagem na história da humanidade.

Jakson de Alencar, no segundo capítulo da obra, fala, a partir de sua experiência como editor de livros infantis e juvenis, porque as ilustrações são vistas, muitas vezes, como secundárias. “Nós vivemos na era da imagem, somos rodeados de imagens por todos os lados. A tecnologia de produção de imagens avança aceleradamente, mas, ao mesmo tempo, há dificuldade em se lerem imagens, porque viciamos o olhar, banalizamos as imagens, olhamos sem ver, descuidamos dos detalhes, às vezes vemos apenas o óbvio, sem ir aos sentidos mais profundos, olhamos para as coisas rapidamente”, explica.

Artistas renomados como Graça Lima, Celso Sisto, Rogério Coelho, entre outros, apresentam suas ilustrações e seus pontos de vista sobre a importância de uma boa leitura de imagens e textos no desenvolvimento intelectual dos jovens leitores.

Alma da imagem – A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores, da coleção Pedagogia e Educação, é uma obra inovadora, que expõe a expressão visual, tema extremamente complexo. A linguagem fascinante dá brilho ao livro, assim como as imagens dão vida às suas histórias.

Jakson de Alencar, cearense radicado em São Paulo, formado em Jornalismo, Filosofia e Teologia. Trabalha há alguns anos como editor de literatura infantojuvenil na PAULUS Editora, onde também edita a revista Vida Pastoral. Vários dos livros que editou receberam o certificado de Altamente Recomendável da FNLIJ, ou de Acervo Básico, e foram selecionados para o catálogo brasileiro da feira internacional de literatura infantil de Bolonha, Itália.

Lúcia Pimentel Góes, escritora e professora universitária, tem presença atuante no movimento de literatura e educação e também já trabalhou como editora de literatura infantil e juvenil. Nasceu no estado de São Paulo, fez mestrado e doutorado na USP, ambos voltados para a Literatura Infantil e Juvenil. Tem escrito muito para crianças e jovens há cerca de quatro décadas, mantendo uma produção em contínuo amadurecimento estilístico e temático. Já passou da marca dos 100 títulos e dos 4 milhões de exemplares vendidos. Ganhou inúmeros prêmios pelas suas obras, destacando-se o prêmio que recebeu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto de sua obra.


Serviço

Título: A alma da imagem: A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores
Autores: Lúcia Pimentel Góes e Jakson de Alencar (orgs.)
Coleção: Pedagogia e Educação
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 112
Preço: R$ 16,00
Áreas de interesse: Educação

“Coração de Mulher” - ensina a prevenir problemas cardiovasculares nas mulheres

Primeira publicação no Brasil destinada a prevenir os problemas cardiovasculares nas mulheres

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço de todas as mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, mais de 23 mil mortes por dia. Entre as brasileiras, principalmente nas de mais 40 anos, chegam a representar 30% das incidências de morte - a mais alta taxa da América Latina -, número que supera o índice de mortalidade dos tumores de útero e mama somados, tão temidos no universo feminino.

Muitas mulheres nem desconfiam de possíveis problemas, pois existe um enorme desconhecimento sobre a prevenção e o diagnóstico, causado por motivos culturais ou pelo fato homens e mulheres apresentarem sintomas tão diferentes. Para preencher esta lacuna, os cardiologistas Otavio Gebara e Raul Dias dos Santos, considerados autoridades no assunto – lançam o livro “Coração de Mulher”, editado pela revista SAÚDE! da Editora Abril, que chega ao mercado no final de maio.
A primeira publicação brasileira destinada a tratar exclusivamente do coração “delas” aponta de que maneira a hipertensão, o diabete e o tabagismo, carrascos das coronárias (artérias do coração), exercem um impacto bem maior nas mulheres. Muitos fatores de risco – como pílulas anticoncepcionais, menopausa precoce e hipertensão - têm influência diferente nelas, às vezes de maneira bem mais traiçoeira. Além disso, os hábitos alimentares e as múltiplas jornadas para dar conta de todos os papéis - mãe, profissional, esposa, dona-de-casa e amiga - tornam as mulheres mais sujeitas aos problemas cardiovasculares.
Dividido em 19 capítulos, "Coração de Mulher" além de mostrar as manifestações das doenças cardiovasculares nas mulheres, orienta no combate às causas, como sedentarismo, alimentação e ainda como fazer um teste personalizado, que estima o risco cardíaco e vale para todas as idades.

Sobre os autores
Dr. Otávio Gebara - Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986, fez pós-graduação no Institute for Prevention of Cardiovascular Disease da Harvard Medical School em Boston nos EUA (1992 a 1995) e doutorado no InCor da Faculdade de Medicina da USP (1996). É Professor Livre Docente em Cardiologia da USP (título em 2005), diretor de cardiologia do Hospital Santa Paula e Líder da Cardiologia do Grupo Amil de São Paulo. Coordenou a Diretriz Brasileira de Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Mulheres da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem 40 artigos em revistas internacionais e 25 nacionais publicados nessa área.

Dr. Raul Dias dos Santos - Formado pela Escola Paulista de Medicina em 1986, com residência em clínica médica no HC e em cardiologia no Instituto do Coração (InCor). Possui Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. É Professor Livre-Docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP; diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor- HCFMUSP; Presidente do Capítulo Latino Americano da Coronary Heart Disease Prevention Taskforce 2007-2008. Possui cerca de 50 trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais com revisão de pares nas áreas de cardiologia e prevenção.

SERVIÇO: Livro: "CORAÇÃO DE MULHER"
Autores: Otavio Gebara e Raul Dias dos Santos
Editora: Abril - Preço: 24,90
Páginas: 186 - Formato: 13,5 x 20,5
Lançamento: 29 de Maio de 2009
Vendas: Bancas e livrarias do Brasil; pelo site (loja Abril www.lojaabril.com.br) e pelo telefone: (11) 4003-3222
Atendimento ao leitor: saude.abril@atleitor.com.br

TPM sob controle – o novo livro do Dr. José Bento

A Editora Alaúde, com apoio da Bayer Schering Pharma, lançou em São Paulo o livro “TPM sob controle”, do conceituado ginecologista José Bento. O evento foi realizado na Saraiva Mega Store do Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera,3103 – Moema – Piso Moema). Durante o lançamento, o especialista fez uma palestra sobre o TPM e apresentou os principais pontos do livro.

A obra aborda a TPM de forma ampla, trazendo as mais recentes descobertas sobre o tema, além de dicas para enfrentar o período, incluindo sugestões para que os homens aprendam a lidar com as mulheres nesses dias. Trata-se da mais completa publicação sobre o assunto no Brasil. “TPM sob controle” está disponível nas principais livrarias de todo o país.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt