Nossos vídeos

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Edições SM comemora as Festas Juninas com 'ABC do Brasil' e várias brincadeiras

As Festas Juninas misturam inúmeras tradições, das comemorações pagãs ligadas ao solstício de verão às celebrações dos santos católicos. Chegaram ao Brasil com os portugueses, e aqui se fundiram com muitos outros elementos culturais e com as tradições de cada região do nosso país. E para nos guiar nesse coquetel de danças, músicas, gastronomia e brincadeiras, Edições SM apresenta ABC do Brasil, de Ana Maria Machado, e sugere atividades para os professores trabalharem essa rica tradição em sala de aula no Canal do Professor.
A obra de Ana Maria Machado apresenta uma coletânea que proporciona ao leitor uma visão global e conhecimento introdutório sobre o Brasil em forma de verbetes que vão de “A” a “Z”. Na “S”, por exemplo, a autora fala das tradições populares, e apresenta São João e outros santos.
Questões políticas e raciais são abordadas em ABC do Brasil com a mesma leveza e importância que a exuberância da natureza e a riqueza das tradições culinárias, por exemplo. E também estão presentes a música, a arquitetura e a literatura, entre tantos outros aspectos. O resultado é um verdadeiro mosaico afetivo e conceitual que proporciona a compreensão histórica e cultural da formação dos brasileiros e do país.
Já no site desenvolvido por Edições SM com o objetivo de auxiliar o professor a avaliar e escolher o material didático mais adequado para a sua realidade, há propostas para atividades relacionadas ao tema Festas Juninas. No Canal do Professor, a partir do link “Atividades para Datas Comemorativas”, as comemorações de Santo Antonio, São João e São Pedro são abordadas por meio da confecção de bandeirinhas animadas, produção de textos e rodas de conversa e leitura. Para conhecer, acesse http://www.edicoessm.com.br/pnld.%20
*
*
*
*
*
Mural:


Contos e lendas resgatam a cultura japonesa para crianças

Abordo de um navio de 6 mil toneladas, o Kasato-Maru, 781 mil japoneses desembarcaram em Santos para trabalhar em fazendas de café distribuídas por todo o Brasil. Isto ocorreu no dia 18 de junho de 1908 e até 1968 mais de 200 mil nipônicos já pisavam em solo brasileiro. Para homenagear esses imigrantes, 18 de junho passou a ser o Dia do Imigrante Japonês. Para lembrar a data, Edições SM apresenta títulos que nos ajudam a compreender essa cultura, como Lin e o outro lado do bambuzal, ABC do Japão, Os livros de Sayuri e Contos da montanha para crianças de todas as idades.
Com Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka, leitores iniciantes (a partir de 6 anos) podem aprender não só sobre cultura japonesa, mas também sobre amizade, inclusão social e respeito pelas diferenças. Lin é um filhote de raposa que quer descobrir o mundo do outro lado do bambuzal. Mas, para atravessá-lo, ele precisa dominar a difícil arte da transformação, tradicional entre as raposas. Em suas aventuras, Lin conhece um broto de bambu e uma menina cega. A história apresenta traços importantes da cultura oriental, como os ritos de passagem e de crescimento.
Já em ABC do Japão, de Stela Barbieri, leitores em processo (a partir de 8 anos) podem fazer um passeio pelo país do Sol Nascente, com suas paisagens feitas de praias, vulcões e jardins, por suas tradições milenares (como o zen-budismo) e sua arte (como o kabuki, o haicai e o ukiyo-e), seu povo e seus costumes. Entre dragões e xóguns, espadas e lanternas, todo um mundo se descortina, com força e delicadeza.

Em Os livros de Sayuri, também de Lúcia Hiratsuka, Sayuri e o irmão saem algumas noites para estudar, ela quer aprender a ler os livros de seus pais. Ocorria a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e o Brasil havia cortado relações diplomáticas com o Japão. As escolas, publicações e reuniões da comunidade estavam proibidas. Com medo, o pai de Sayuri enterra todos os livros da casa, mas ela esconde um dentro do colchão, no qual treina sua leitura com os ideogramas que aprende. Dessa forma, leitores fluentes (a partir de 10 anos) descobrem que ler e escrever podem ser um prazer.

Em outro livro para crianças da mesma fluência leitora, Contos da montanha, Lúcia Hiratsuka resgata três mitos do Japão, cujo cenário principal é a montanha: a yamaubá quer porque quer comer um pequeno monge que colhe castanhas na floresta; o oni, uma espécie de monstro das neves, trava um duelo mortal com um samurai poderoso; e yukionna, um ser sobrenatural, se transforma em aldeã para casar com o filho de um homem que matou pouco tempo antes. Humor, medo e mistério são os ingredientes dessas três lendas japonesas.
*
*
*
*
*
Mural:


Educação a Distância

HISTÓRIA DA BAHIA ganha nova edição ampliada

Clássico sobre a história da Bahia ganha nova edição ampliada
Referência obrigatória quando o assunto é a terra de todos os santos, História da Bahia, de Luís Henrique Dias Tavares, chega à sua 11ª edição em versão revista e ampliada, lançada pela Editora Unesp em parceira com a Edufba.
Esta obra clássica escrita originalmente em 1959 é um dos melhores caminhos para entender o papel fundamental que exerce a região na vida nacional, desde o descobrimento até o termino do segundo mandato de Antônio Carlos Magalhães no final do século passado.
De modo didático e com linguagem de fácil compreensão, o livro apresenta de forma crítica a história da região, aliando um alto teor informativo com uma preocupação permanente relacionada a conceitos, definições e classificações. Ao final de cada um dos 26 capítulos, uma leitura sugestiva conduz ao âmago do tema tratado, seja lembrando a fundação de Salvador e os conflitos com a colônia ou os problemas de uma economia agrária voltada para a exportação e baseada no trabalho escravo ou a constituição de 1946.
Além dos fatos, Luís Henrique Dias Tavares disseca também personagens como padre Manuel da Nóbrega, Mãe Menininha de Gantois, Gregório de Matos, Cipriano Barata, Castro Alves e Otávio Mangabeira e Anísio Teixeira. Para isso, percorre importantes passagens que, sob diferentes ângulos, ajudam a desvendar as características culturais e históricas do primeiro estado brasileiro, essenciais para compreender a formação do Brasil contemporâneo.
Como ressalta o professor Carlos Guilherme Mota, na apresentação ao livro, "nas nove sucessivas reedições, sempre acrescentou algo, acumulando um conjunto de ideias, hipóteses e teses que iluminam não apenas seu tema maior, mas também o caminho de historiadores de seu grupo-geração e dos mais novos".
Sobre o autor - Luís Henrique Dias Tavares nasceu em Nazaré, no recôncavo da Bahia, em 1926. É professor emérito da Universidade Federal da Bahia, e professor titular aposentado do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres e atualmente é membro da Academia de Letras da Bahia e do Conselho Estadual de Cultura.

Título: História da Bahia

Autor: Luís Henrique Dias Tavares

Páginas: 544Formato: 24 x 17 cm

Preço: R$ 75

ISBN: 978-85-7139-882-5

Data de publicação: 2009
*
*
*
*
*
*
*
Mural:

Educação a Distância

Histórias sobre relacionamentos escritas por novos autores são opções para o Dia dos Namorados

Editora LivroPronto sugere títulos como “Nunca se case antes dos 30”, “Relacionamento com homem (muito) mais velho” e “Homens idiotas que você deve (ou não) conhecer antes de morrer”

Para comemorar o Dia dos Namorados de maneira criativa, a editora LivroPronto, especializada em lançamento de novos autores, oferece a visão de escritores ainda desconhecidos do grande público a respeito do tema relacionamentos amorosos. Entre elas se destacam títulos como “Nunca se case antes dos 30”, “Relacionamento com homem (muito) mais velho” e “Homens idiotas que você deve (ou não) conhecer antes de morrer”.

“Muitas pessoas apresentam dificuldades na área do relacionamento afetivo e têm dificuldade de passar por estas épocas do ano nas quais o assunto é mais comentado. O objetivo da LivroPronto é facilitar com que estes leitores tenham acesso às visões de escritores ainda desconhecidos do grande público mas que certamente contribuem com abordagens modernas sobre o tema, baseadas em fatos reais”, afirma o sócio diretor e criador da editora LivroPronto, João Antonio Carvalho.

“Além desses três livros citados a LivroPronto oferece outros 200 títulos. Todos lançados nos últimos quatro anos e em sua grande maioria de autores iniciantes atraídos por uma proposta diferenciada de publicação que já tornou a empresa referência para escritores em busca de se lançar no mercado editorial”, afirma João Antonio. As compras devem ser feitas pelo site da editora http://www.livropronto.com.br/

Sobre os livros:
*
*
*
O livro “Homens idiotas que você deve (ou não) conhecer antes de morrer” foi escrito pela publicitária, consultora emocional e palestrante Renata Alarcon. Ela conta de maneira bem-humorada algumas de suas histórias frustradas de amor com o objetivo de levar a leitora a identificar um idiota a quilômetros de distância! O texto alerta mulheres em busca de relacionamentos sérios sobre atitudes machistas e aproveitadoras de homens interessados apenas em aventuras. O texto foi assunto para uma entrevista da autora no Programa do Jô (Jô Soares/TV Globo).
*
*
*

Na obra “Nunca se case antes dos 30” o empresário e consultor em tecnologia da informação Heverton Anunciação, identifica e caracteriza quais grupos de risco estão sujeitos a terem êxito ou não no casamento. Para isso ele usa dados oficiais e muitas entrevistas e pesquisas realizadas em metrópoles de vários países. Anunciação mostra ainda uma viagem pela história do casamento, da família e sua evolução nos últimos três séculos.
*
*
*
*
*
*
Em “Relacionamento com homem (muito) mais velho” a especialista em negociações internacionais Adriana Marchesini dos Reis, narra a experiência de uma mulher envolvida com um homem 27 anos mais velho. O texto apresenta situações que envolvem todo tipo de dificuldade neste tipo de situação , incluindo a relação com os filhos e a família anterior do personagem masculino e as dificuldades causadas pelo conflito de gerações e as diferenças de pontos de vista gerados por ela.
*
*
*
*
*
*
Sobre a LivroPronto

A editora LivroPronto foi fundada em 2004 e chegou ao final de 2008 à condição de referência no lançamento de novos escritores na literatura brasileira. A empresa desenvolveu um modelo de publicação baseado na parceria com os próprios autores que já começa a atrair proprietários de obras lançadas por editoras tradicionais. O projeto foi desenvolvido estrategicamente para ser uma alternativa entre o desejado, mas quase inalcançável achado de uma editora que invista na publicação ou entre mandar imprimir em gráficas por sua conta. No início de 2009 a editora chegou à marca de 200 títulos publicados e a expectativa de lançamento de novos títulos é muito grande. Entre escritores interessados e originais que já estão sendo analisados, foi registrado um crescimento de quase cinco vezes em relação à procura do ano anterior. (http://www.livropronto.com.br/)
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt