Nossos vídeos

quarta-feira, 1 de abril de 2009

“Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben”

Biografia de Max Schrappe resgata a história das primeiras indústrias do ParanáRelato da vida de um importante empreendedor alemão do ramo gráfico, um dos proprietários da Impressora Paranaense, a obra “Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben” (editora Clemente & Gramani, 286 páginas), narra suas memórias desde o embarque no navio Valparaíso, em Hamburgo (Alemanha), em 1891.

Schrappe trocou a Alemanha pelo Brasil, mais especificamente Papanduva (Santa Catarina), onde aportou na aurora do século XX. Ali, começou a trabalhar como contador. Entretanto, logo descobriu que havia mercado para a venda de baralhos. Comprou uma pequena máquina litográfica manual e aprendeu o ofício de desenhar sobre a pedra. Estudou, pesquisou e se tornou competente litógrafo. Imprimiu primorosos baralhos e, logo, passou a fazer outros serviços gráficos. Por fim, acabou por se dedicar, basicamente, à produção de rótulos coloridos, aplicados nas barricas de erva-mate exportadas para o mercado italiano – num trabalho de grande perfeição gráfica. Em 1905, a empresa foi transferida para Joinville (SC) e, anos mais tarde, foi aberta uma filial em Curitiba (Paraná). Em 1912, associou-se ao industrial Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Cerro Azul, proprietário da Impressora Paranaense. Estava consolidada a forte ligação da família com o ramo gráfico.

“Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben” – que foi concebido e coordenado pelo neto do autor, Max H. G. Schrappe – traz panoramas curiosos sobre a política e a economia do fim do século XIX, registrando, com minúcia, como se vivia e se trabalhava no Brasil e na Alemanha daquela época. A riqueza das informações e os detalhes preservados resultaram em um informe que desperta da atenção dos leitores e contribui para o regaste histórico da evolução da sociedade e da atividade gráfica nos estados do Paraná e de Santa Catarina, principalmente. Na opinião do escritor e historiador Hernani Donato, registrada em seu prefácio, “a obra conta, no melhor estilo alemão de harmonizar observações de ordem geral e considerações pessoais, a trajetória de um homem e de uma empresa, os quais, ao final, se mostram ao leitor com uma única fisionomia: Max Schrappe e Impressora Paranaense”.

Escrito originalmente em alemão, o diário de Schrappe, traz uma narrativa audaciosa e dinâmica, como se houvesse sido concebido para ser publicado. Responsável pela tradução do conteúdo, Werner Egon Schrappe, neto do autor, intentou fazer “com que as novas gerações, pudessem também tirar proveito daquela leitura tão inspiradora”.

“A história da humanidade registra feitos de homens e mulheres que, embora muitas vezes destinados ao anonimato, acabaram por realizar empreendimentos que os tornaram importantes lembranças. Max Schrappe foi uma dessas pessoas especiais. Um homem que optou por ser o autor de sua vida”, afirma o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, em seu prefácio. Ao optar por ser o autor de sua própria vida, registrando detalhadamente suas memórias em um diário, Max Schrappe permitiu-se, também, ser o autor de sua biografia.

“Minha amada segunda pátria”, era a referência de Schrappe – que aproveitou a primeira oportunidade que teve para se naturalizar – ao Brasil. O significado disso fica muito claro no livro, pois sua dedicação ao desenvolvimento de suas atividades no ramo gráfico com certeza contribuiu para o crescimento do País que tão bem o acolhera. A capacidade de promover mudanças positivas é uma virtude muito especial! É um dom que transforma alguns indivíduos em protagonistas de seu espaço e de seu tempo. E este livro é o fruto deste dom.


Ficha Técnica
Título: Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben
Autor: Max Schrappe
Páginas: 286
Formato: 21 x 27
Preço: R$ 70,00
Editora: Clemente & Gramani
Atendimento ao Leitor: (11) 3159-3010

*Oficina de Comunicação*
*
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

JESUS, o homem que amava as mulheres

LANÇAMENTO DA THOMAS NELSON BRASIL REVELA OLHAR SOBRE PERSONAGENS FEMININOS DO NOVO TESTAMENTO
Escrito pelo ator, palestrante e autor norte-americano Bruce Marchiano, “Jesus, o homem que amava as mulheres” mostra como Cristo se relacionava com as mulheres.

Maria, Maria Madalena, Marta e outras oito mulheres inspiraram o ator norte-americano Bruce Marchiano a escrever “Jesus, o homem que amava as mulheres”, lançamento da Thomas Nelson Brasil. Nas 208 páginas, Bruce apresenta estas mulheres de carne e osso que lutaram, sofreram e venceram ao lado de Cristo.

Marchiano recria cenários, diálogos e sentimentos para retratar os momentos em que essas mulheres estiveram com Jesus. Mostra como ele foi um homem à frente de seu tempo e como saiu em defesa da mulher e contra as injustas convenções de sua época.

O autor observa que o livro não trata dos feitos de Cristo enquanto Deus. “Refere-se a ele como um homem, ao seu caráter e às suas qualidades, mais especificamente em relação àquelas mulheres e a interação que teve com elas”, explica.

No livro, Marchiano procura trazer para a realidade contemporânea as histórias vividas há dois mil anos. “Dando um salto no tempo, há uma realidade que nos conecta a elas: em meio a todas as coisas – boas e más – que aconteceram nestes dois mil anos, ainda permanece aquela esperança mais impressionante e especificamente feminina que mantém a cabeça da mulher sempre erguida. Acredito que as minhas leitoras se encontraram nas páginas deste livro”, justifica.

Sobre o Autor
Bruce Marchiano é ator, escritor e palestrante e ficou conhecido por sua atuação como Jesus no filme The gospel of Matthew [O evangelho de Mateus]. Como palestrante internacional, já atuou em igrejas, universidades, conferências, presídios, colégios e estádios. Marchiano também é fundador e presidente da ONG Marchiano Ministries, que atua principalmente na África.
Jesus, o homem que amava as mulheres
De Bruce Marchiano
Nº de Páginas: 208
Preço: R$ 34,90
*Lu Fernandes Comunicação*
*
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt