Assista nosso Programa

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MÉTODOS EXTREMOS DE SOBREVIVÊNCIA

Em Métodos Extremos de Sobrevivência lançado, no dia 07 de julho, no Sesc Pinheiros, e em Belo Horizonte, no próximo dia 23 de julho, a jovem escritora Márcia Bechara oferece uma narrativa ousada em prosa poética e provoca o leitor a conhecer personagens e tramas que desafam a condição humana em suas particularidades e idiossincrasias.
O assombro pode vir logo na primeira página de um dos 16 contos como em o Cavalo, que Gadalupe é um travesti de proporções físicas e psíquicas descomunais:
“Não adiantou parar, pedir perdão. Gadalupe, em silêncio, foi lanhando tudo, no raciocínio dos animais. Sangrava a caça. Só as costas cravando a lâmina para cima e para baixo. A peruca fogosa despencando o crânio pela têmpora esquerda, os esguichos de sangue quente daqueles porcos. No fundo, o sol quente e pastoso”

Ainda cultivar o leitor e fazer com que sinta uma alfinetada como no último texto do livro, Epidemia
– Quando um pogrom elimina uma espécie, com:
“Aquela pequena massa egoica e ensismada acabou por destruir as possibilidades de futuro, a troco de raivas embutidas, aquelas raivas sem nome que nos apoderam, atávicas, quando estamos em estado de esperança”
O leitor faz uma leitura de fôlego, talvez em poucas horas devore todas as páginas, mas não será
duvidoso que ele leia de novo, pois não há como sair perplexo e com duvidas em acreditar no irreal ou se é apenas algumas cenas de nosso dia-a-dia.
O projeto leva o selo do Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo, editora Publi-
sher Brasil. Autora de Alegoria para Dinorah (Mazza Edições, 1994) e há dois anos lançou Casa
das Feras (7 Letras, 2007) e em 2009, Márcia Bechara, Jornalista, escritora e atriz radicada em
São Paulo há 11 anos, natural de Belo Horizonte, participa de duas antologias inéditas, uma a convite da Editora Record, sobre o universo árabe-judaico, ao lado de nomes como Moacyr Scliar e Alberto Mussa, e outra pelo selo Demônio Negro, quando dividirá o projeto com quatro jovens autoras contemporâneas - entre elas Ana Rüsche e Andrea Del Fuego - na coletânea “Urbanas”.
Para conhecer mais a autora: http://www.marciabechara.blogspot.com/
Para conhecer mais sobre o livro: http://www.metodosextremosdesobrevivencia.wordpress.com/
Apresentação/orelha escrita por Ivan Marques, Professor de Literatura Brasileira da USP.
Ilustração de capa da russa Marina Bychkova, radicada no Canadá, artista que costuma ilustrar algumas das publicações mais badaladas do mundo, como a recente Vogue alemã.
As ilustrações inéditas são da multiartista Tulipa Ruiz.
*
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Empregos Manager Online