Assista nosso Programa

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ULISSES LIBERTO - estudos sobre a racionalidade

Com ajuda da mitologia, estudos mostram como lidamos com pré-compromissos e restrições

Cada vez mais conhecido como um clássico da divulgação filosófica contemporânea, o livro Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições, lançado agora pela Editora Unesp, mostra como lidamos com os pré-compromissos, enfocando não só seus motivos e dispositivos, mas também suas ambiguidades. Como exemplifica o autor, Jon Elster, qualquer pessoa pode tanto se pré-comprometer contra a raiva, como também se pré-comprometer a se enraivecer, de modo que apenas o alcance do objetivo final seja importante.


Pensando em benefícios futuros, impomos constrangimentos sobre nós. Uma excelente metáfora dessa afirmação ocorre na Odisséia quando Ulisses, para não ser seduzido pelo canto das sereias que o levariam para o fundo do mar, se prende ao mastro do navio.

Por meio de alguns motivadores de reflexão, o livro mostra como a auto-restrição é importante na elaboração de filosofias de ação, como no mundo político, onde as pessoas tentam sempre restringir aos outros e nunca a si próprias. Para exemplificar, Elster recorre a exemplos clássicos, como Plutarco, cujos amigos, quando ele apresentava uma queixa, entupiam seus ouvidos com cera para arruinar o caso ao responder irritado aos insultos de seus inimigos.

Ulisses liberto ainda fala sobre o trabalho artístico, o qual, para ser significativo, precisa ser exercido em um campo limitado de possibilidades, de modo que fique claro que limitações auto-impostas ou impostas externamente não só influenciam a arte, mas também determinam os parâmetros que a regem.

Desse modo, maximizar restrições se torna muito útil em questões estéticas. Desenvolvendo discussões claras e diretas, o autor permite que um público amplo tenha acesso a diversos tópicos filosoficamente férteis e apaixonantes.
Sobre o autor - O norueguês Jon Elster, Ph.D. pela Universidade de Paris sob orientação de Raymond Aron, é professor de Ciências Sociais na Universidade de Colúmbia, tendo lecionado também em Oslo e Chicago. É autor de Ulysses and the Sirens (1979), Making Sense of Marx (1985), The Cement of Society (1989), Political Psychology (1993), Alchemies of the Mind (1999) e Explaining Social Behaviour (2007), entre vários outros livros.


Título: Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições
Autor: Jon Elster
Páginas: 388
Formato: 16 x 23cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-7139-889-4
Data de publicação: 2009
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site http://www.editoraunesp.com.br/ ou telefone (11) 3242-7171. Ramal 417

Editora UNESP
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt