Assista nosso Programa

quinta-feira, 11 de junho de 2009

HISTÓRIA DA BAHIA ganha nova edição ampliada

Clássico sobre a história da Bahia ganha nova edição ampliada
Referência obrigatória quando o assunto é a terra de todos os santos, História da Bahia, de Luís Henrique Dias Tavares, chega à sua 11ª edição em versão revista e ampliada, lançada pela Editora Unesp em parceira com a Edufba.
Esta obra clássica escrita originalmente em 1959 é um dos melhores caminhos para entender o papel fundamental que exerce a região na vida nacional, desde o descobrimento até o termino do segundo mandato de Antônio Carlos Magalhães no final do século passado.
De modo didático e com linguagem de fácil compreensão, o livro apresenta de forma crítica a história da região, aliando um alto teor informativo com uma preocupação permanente relacionada a conceitos, definições e classificações. Ao final de cada um dos 26 capítulos, uma leitura sugestiva conduz ao âmago do tema tratado, seja lembrando a fundação de Salvador e os conflitos com a colônia ou os problemas de uma economia agrária voltada para a exportação e baseada no trabalho escravo ou a constituição de 1946.
Além dos fatos, Luís Henrique Dias Tavares disseca também personagens como padre Manuel da Nóbrega, Mãe Menininha de Gantois, Gregório de Matos, Cipriano Barata, Castro Alves e Otávio Mangabeira e Anísio Teixeira. Para isso, percorre importantes passagens que, sob diferentes ângulos, ajudam a desvendar as características culturais e históricas do primeiro estado brasileiro, essenciais para compreender a formação do Brasil contemporâneo.
Como ressalta o professor Carlos Guilherme Mota, na apresentação ao livro, "nas nove sucessivas reedições, sempre acrescentou algo, acumulando um conjunto de ideias, hipóteses e teses que iluminam não apenas seu tema maior, mas também o caminho de historiadores de seu grupo-geração e dos mais novos".
Sobre o autor - Luís Henrique Dias Tavares nasceu em Nazaré, no recôncavo da Bahia, em 1926. É professor emérito da Universidade Federal da Bahia, e professor titular aposentado do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres e atualmente é membro da Academia de Letras da Bahia e do Conselho Estadual de Cultura.

Título: História da Bahia

Autor: Luís Henrique Dias Tavares

Páginas: 544Formato: 24 x 17 cm

Preço: R$ 75

ISBN: 978-85-7139-882-5

Data de publicação: 2009
*
*
*
*
*
*
*
Mural:

Educação a Distância